O Super Bowl LIV bateu recordes de audiência nos Estados Unidos, com mais de 102 milhões de espectadores no último dia 2 de fevereiro, em Miami. Mas no que depender do mercado brasileiro, a final da liga americana de futebol também tem conquistado cada vez mais torcedores, e consequentemente, grandes anunciantes.

Hard Rock Stadium recebeu transmissões de mais de 180 países, entre eles, o Brasil, pela ESPN

Não à toa, a partida entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers, exibida pelo canal ESPN no Brasil, foi marcado por diversos comerciais e ativações de marca que aproveitam a boa fase. Levantamento da MindMiners feito na última segunda-feira (3), um dia após a partida, revelou as marcas mais lembradas durante a transmissão.

No top of mind de marcas relacionadas ao Super Bowl de forma espontânea pela audiência, a ESPN e Budweiser ficaram empatadas na primeira colocação, algo justificado devido a exposição das marcas: a ESPN transmitiu com exclusividade a partida no Brasil, enquanto a cervejaria é uma das patrocinadoras da transmissão brasileira, além de patrocinar também a NFL. A empresa também levou a Miami o projeto BudX, com 250 influenciadores de diversas partes do mundo, inclusive, do Brasil, para compartilhar suas impressões sobre o evento nas redes sociais.

Em segundo lugar figuram também empatados Pepsi e Nike enquanto a NFL aparece em terceiro lugar. Todas as marcas patrocinam a liga. A Pepsi, principalmente, promove também o show do intervalo, que neste ano contou com o show das cantoras Shakira e Jeniffer Lopez. O termo #HalfTimeShow esteve no ranking dos assuntos mais discutidos do Twitter, o que pode ter contribuído para a lembrança da marca.

Quando a pergunta é sobre as marcas que vem à mente durante o intervalo comercial, curiosamente, o cenário muda. A Coca-Cola, que não patrocina a liga ou veiculou comercial na ESPN, foi a marca mais lembrada, seguida por Budweiser e Pepsi. Facebook e Hyundai também figuram a lista, apesar de também não terem veiculado campanha no Brasil.

A menção às duas marcas pelos brasileiros pode ter acontecido devido a popularidade de seus comerciais no intervalo dos Estados Unidos. A montadora convocou o ator Chris Evans, intérprete do personagem Capitão América, da Marvel, como um dos protagonistas de seu comercial. Já o Facebook trouxe para o primeiro anúncio da história no Super Bowl Chris Rock e Sylvester Stallone. CCAA, Audi, Marvel e Magazine Luiza também foram as mais citadas.

Em relação ao grau de satisfação e aderência dos comerciais exibidos no Brasil, a maioria dos ouvidos considerou que as marcas souberam aproveitar o tema Super Bowl, totalizando 93% de aprovação. 50% responderam que as marcas souberam aproveitar bem o tema enquanto outros 43% também concordaram, mas acreditam que as marcas podem melhorar. 8% disseram que as marcas não souberam aproveitar a temática.

A coleta digital do levantamento da MindMiners ouviu 200 pessoas que assistiram ao Super Bowl de ambos os sexos, das cinco regiões do país, das classes socioeconômicas ABC e com idade entre 18 e 70 anos.