O orgulho de ser americano dá o pano de fundo para a campanha de Budweiser no intervalo do Super Bowl LIV. A partida entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers, no próximo dia 2 de fevereiro, em Miami, será transmitida pelo canal Fox, que exibirá entre os anunciantes deste ano o filme Typical Americans.

Criada pela David Miami, a campanha é assinada pela dupla de criativos brasileiros Zampa e Zaro. Ambos atuam como group creative directors da agência e somam no currículo cinco filmes nas últimas edições do Super Bowl. Neste ano, além de Budweiser, a dupla também assina comunicação para a Turkish Airlines.

Dando novo significado para o termo typical american, que pode ter conotação negativa, no sentido de denotar pessoas comuns ou previsíveis, Budweiser trouxe em sua narrativa exemplos de americanos completamente fora dos possíveis padrões.

Elencando alguns rótulos negativos de americanos convencionais, como competitividade, mania de querer salvar o mundo, ou o fato de serem barulhentos, o filme dá novo olhar para essas características. Destaque para as imagens reais resgatadas em diversos contextos, desde no exército, dentro do metrô ou em meio a um incêndio.

Ao PROPMARK, Zampa e Zaro deram os bastidores do filme: “a primeira vez que apresentamos essa ideia foi em 2017, mas por uma questão de prioridades, esse spot ficou guardado. Em 2018, a David criou Stand by You, contando o que a marca estava fazendo pela população em desastres naturais. Em 2019, trabalhamos no filme Wind never felt better, contando que Bud estava usando energia eólica em sua fabricação”, destaca Zampa.

“O que queremos trazer agora com o spot de 2020 é fazer com que as pessoas se sintam americanas, independentemente de suas diferenças e tenham orgulho disso”, completa Zaro”.

2020

2019

2018