“De tempos em tempos a gente vai se reinventando”. A reinvenção da vez, mencionada por Fernando Figueiredo, sócio da Bullet, agência de marketing promocional que cresceu 9,5% no ano passado, é geral: do escritório, que está em novo endereço, no Brooklin, em São Paulo, ao posicionamento adotado, que agora passa a ser “Think. Share. Sell.”.
“Com o dinheiro escasso, todo o dinheiro que o cliente vai investir ele quer ver retorno”, justificou Figueiredo, acompanhado dos sócios Mentor Muniz Neto e Adriana Ribeiro, além de outros executivos da casa, em encontro na manhã desta terça-feira (23), na nova sede.
Com “Think. Share. Sell.”, que começou a ser planejado há cerca de um ano, em março de 2015, a partir de um processo de análise de mercado, a Bullet passa a atuar de forma unificada. Portanto, se até o ano passado a agência mantinha núcleos de trabalho, chamados de Bullet Promo, Bullet Trade, Bullet Rio e Bullet Eventos, agora ela une todas as disciplinas sob um mesmo teto.
“Desde a nossa saída da McCann atuamos com o conceito Talkability, que durou dez anos. O Think. Share. Sell. É uma evolução desse conceito”, destaca Neto, mencionando que Think se refere à estratégia, Share ao engajamento com o consumidor, e Sell, aos resultados em vendas obtidos pelos clientes.
Além da integração, a nova fase da Bullet coloca a agência atuando de forma direcionada em quatro frentes: Digital, que tem por objetivo, até o fim do ano, colocar todos os departamentos da agência pensando de forma digital; Mídia, que terá um profissional pensando em conversão e fora do modelo tradicional; Trade Marketing e Inteligência de Mercado.
A Bullet anunciou ainda que passa a contar com a ferramenta Warc, sendo a primeira agência de promo do Brasil a fazer uso do serviço britânico, além de uma área de Promo Engage, para engajar os consumidores que gostam de promoção.
Outros dois novos produtos também passam a ser oferecidos pela Bullet: a Bullet Inteligência de Informação, um database dos principais PDV’s, e a área de Influenciadores e Celebrities, que analisa influenciadores do meio digital e acompanha resultados de campanhas com esses perfis, tratados pela agência como mídia, em tempo real.
Equipe
A reestruturação da Bullet teve também algumas mudanças em sua liderança. Os sócios Fernando Figueiredo, Mentor Muniz Neto e Adriana Ribeiro seguem no comando, nos cargos de CEO, CCO e COO, respectivamente. Já Cesar Leite, que ocupava a diretoria de eventos, retorna como diretor-geral de criação de todas as disciplinas, incluindo digital, enquanto Aldo Pini assume o posto de diretor-geral de planejamento e da área de inteligência de mercado. Eduardo Andrade passa a liderar a direção-geral de negócios, que antes era responsabilidade de Fernando Melo, que agora é o diretor-geral de operações da Bullet, área que inclui também trade, produção, mídia e inteligência de informação.
Com todas as mudanças, a Bullet espera crescer 30% nos próximos dois anos. “A gente sempre entendeu que continuar a fazer o que todo mundo faz, e toda agência deve pensar assim, a gente vira commoditie. E aí o cliente vai procurar quem faz mais barato. Por isso resolvemos parar e analisar o negócio, independente do momento de crise, que para nós é visto como oportunidade”, destaca Figueiredo.