O que é Hackatising? O Burger King deu uma amostra na manhã desta segunda-feira (18) de sua estratégia de se apropriar da conversa nas redes sociais e do Zeitgeist incorporando-os à estratégia de comunicação. Foi a sessão mais lotada do auditório Lumiére,  e reuniu três latinoamericanos do mundo da publicidade: Ricardo Casal e Juan Javier Peña, ambos diretores de criação associado da David Miami, e o brasileiro Fernando Machado, o CMO do Burger King.

A análise do “mindset hacker” do Burger King foi resumida em cinco passos básicos:  defina o sistema que você quer hackear, estude-o, encontre uma maneira relevante de “invadir”, ligue para os advogados e ataque e seja disruptivo.

A menção aos advogados não é brincadeira. Quase todas as estratégias de comunicação recentes do Burger King foram precedidas e acompanhadas por longas negociações com advogados sobre o que poderia dar “errado” e em quase todos os casos o que poderia dar, deu. Mas a ideia era exatamente esta, uma vez que inovar tem seus riscos. E a dor de cabeça que acompanhou as campanhas, em muitos casos, foi e é prevista, e compensa os resultados em compartilhamentos, likes e principalmente simpatia da audiência.

Entre as estratégias, estão por exemplo driblar o esquema de segurança do aeroporto da Romênia para permitir que os romenos fossem comer no único restaurante Burger King do país, localizado no aeroporto depois da área de segurança – ou seja, acessível apenas a quem está deixando o país. Ou ainda deixar de vender Whoppers no dia do Mc Dia Feliz e estimular a compra de Big Macs para ajudar a causa social do concorrente.

“Burger King se tornou uma marca divertida. Que provoca conversas, continua e muitas vezes contribui com elas.  É importante lembrar, sempre, que para quebrar as regras é preciso conhecer bem as regras”, disse Machado.

Assista alguns dos cases de “hackatising” apresentados pelo trio no palco do Cannes Lions:

Net Neutrality (EUA)

 https://www.youtube.com/embed/i_cJjaMReyo

Never Trust a Clown (Alemanha)

 https://www.youtube.com/embed/NLAInm6kEhs

King PopCorn (Peru)

Wikipedia/Google (EUA)