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A TV Globo confirmou a comercialização de quatro entre as seis cotas de seu plano comercial para a 19ª edição do Big Brother Brasil, que tem início nesta terça-feira (15). Pela primeira vez, Burger King e Faculdades Anhanguera patrocinarão o programa. A Cervejaria Petrópolis permanece na atração com a marca Itaipava. A Sundown (da Johnson & Johnson) também volta ao programa. Os outros dois espaços seguem ainda em negociação.

O valor absoluto de cada cota, sem levar em conta as negociações das agências, é de R$ 37,3 milhões, 7,8% maior do que nos últimos dois anos. Em 2018, o plano não sofreu reajustes. Para Marcelo Duarte, diretor-geral de negócios da Globo, a escolha do elenco e a dinâmica do jogo não excluem ninguém da conversa e mantém a atratividade do BBB para que as marcas utilizem o programa como plataforma de contato com os consumidores, independentemente do setor em que atuam. “O que o BBB tem de mais relevante para o mercado é a conversa com um público amplo, de gêneros, idades, região e gostos diversos. O BBB não é um programa de nicho, ele fala com o Brasil inteiro, em diversos momentos da rotina do público, dentro e fora das telas”, afirma o executivo.

Foram esses os motivos que, inclusive, levaram o Burger King a ser a primeira rede de fast food a patrocinar o reality show. “Sabemos que o BBB é um assunto do cotidiano das pessoas, ficando nos Trending Topics do mundo e do Brasil durante sua exibição, e achamos que essa é uma boa oportunidade para entrarmos nas conversas do dia a dia do público. Queremos continuar conversando com nosso target de jovens, mas também queremos que novos consumidores conheçam a nossa marca e as nossas promoções”, explica Ariel Grunkraut, diretor de
marketing da rede.

Formatos
Além das tradicionais peças durante o intervalo comercial, a emissora destaca a presença dentro da casa e em todo o conteúdo digital como vantagens em patrocinar a atração. “As possibilidades de conversa ocorrem nas mais diferentes plataformas, inclusive em ações de conteúdo especiais e customizadas, com entregas na TV e também na #RedeBBB”, explica Duarte.

Além das cotas comerciais, outras ações completam o lucro da Globo com o BBB, como merchandising, provas e festas patrocinadas. Em 2018, além dos seis patrocinadores oficiais (Guaraná Antarctica, da Ambev; Nestlé; Pag Seguro; Walmart; Sadia, da BRF; e Itaipava), outras 11 marcas realizaram parcerias no programa. Foram elas: Embelleze, Usaflex, Trident, Sundown, Hidratantes Jonhson & Jonhson, Havaianas, Wizard, Óticas Diniz, Lojas Pompeia, Avon e Musical.ly.

Para Rodrigo Dourado, diretor-geral do BBB, o programa é um formato que não se esgota, por isso a emissora está sempre em busca de novidades para apresentar ao público. “As pessoas sabem que, fora o elenco, não verão o mesmo programa todos os anos. Manter a mesma estrutura de jogo ao longo da trajetória do programa nos permite criar novas dinâmicas, provas e festas que evoluem com os anos em função do que vai acontecendo na sociedade. Nas primeiras edições, não havia redes sociais, por exemplo. Hoje, toda a repercussão na internet também é usada no programa, dentro e fora dele, com o conteúdo extra e exclusivo para o digital”, finaliza.