Whopper: 100% delivery (Divulgação)

A BK Brasil, máster franqueada das redes Burger King e Popeyes no país, começa a primeira operação de “ghost kitchen” destas marcas no mundo. 

O conceito de “ghost kitchen” possibilita um foco mais exclusivo na operação de delivery. Este primeiro piloto teve o início de sua operação neste último domingo (23), e está localizado na cidade de São Paulo.  O modelo fará a operação tanto de Burger King, quanto de Popeyes, rede de frango frito trazida para o Brasil em 2018.

Segundo Iuri Miranda, CEO da BK Brasil, o sucesso da operação vai determinar o processo de expansão da modalidade para outras localidades do Brasil.

“A escolha por dar início ao conceito de Ghost Kitchen se deu por questões bastante estratégicas: com o crescimento das vendas de delivery, queremos otimizar o atendimento das nossas lojas físicas, oferecendo uma experiência de excelência aos nossos consumidores, além de capturar a demanda de vendas ‘off-premise’, com unidades estruturadas para este canal de vendas, tendo como foco a velocidade de entrega e a qualidade do produto entregue. Acreditamos que este formato pode complementar a nossa estratégia de expansão e crescimento no país”, afirma o executivo.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o conceito de Ghost Kitchen, também conhecido como Dark Kitchen ou Cloud Kitchen, tem como previsão movimentar cerca de R$ 18 bilhões ao longo de 2020 em âmbito global.

Nos Estados Unidos, por exemplo, esse movimento já caminha a passos mais avançados e a estimativa de faturamento no setor é de R$ 75 bilhões até 2022, de acordo com relatório divulgado pela Cowen & Co. O crescimento no segmento de Ghost Kitchen também é um reflexo do aumento da demanda do serviço de delivery voltado para alimentação. No Brasil, o setor teve um incremento de 20% no último ano. Na BK Brasil somente no último trimestre, o crescimento da demanda pelo canal de entregas foi equivalente a 200%. O objetivo da chegada desse novo conceito é, principalmente, garantir experiências cada vez melhores aos consumidores e otimizar, ainda mais, o fluxo de atendimento das operações/restaurantes.

Da concepção do projeto Ghost Kitchen até implementação da modalidade, foram três meses para colocar o novo formato na rua. Para dar início ao serviço, um restaurante existente da Burger King passou por uma reestruturação para ter atendimento exclusivamente voltado ao canal de entregas – sem atendimento presencial ou consumo no local.

A unidade selecionada também foi adaptada para receber uma cozinha do restaurante Popeyes.

O cardápio da Ghost Kitchen é o mesmo que o dos restaurantes com atendimento presencial, portanto, o consumidor pode escolher as ofertas e produtos de sua preferência.