“Quem busca as diferenças se encontra”. Um conceito simples, direto, mas muito agregador e com uma mensagem importante e poderosa para os dias atuais. Esse é o ponto de partida do Itaú Unibanco no Rock in Rio 2019 – algo que conversa muito com nossa visão de mundo, da sociedade, e do que queremos para as pessoas.

Apoiar o maior festival de música e entretenimento do mundo pela 5ª vez é algo grandioso e desafiador. Mas qual o papel de um patrocinador de um evento como esse? Nossa atuação tinha que ir além: ser não só o patrocinador máster, mas a marca host para as pessoas. Nos demos o desafio de tornar a experiência do público no festival melhor – e a partir disso, uma série de possibilidades se abriram, tornando a nossa presença mais relevante.

Estar no Rock in Rio é muito mais do que simplesmente apoiar um festival. Tem a ver com o propósito da nossa organização, que é estimular o poder de transformação das pessoas – e a gente entende que que ele é muito potencializado pela música. Nossa presença também tem um caráter de construir possibilidades de estar mais perto não só dos nossos clientes, mas de todo que passarem pela Cidade do Rock, colocando em perspectiva esse traço de identidade da nossa marca: ter proximidade com o público e promover conversas inspiradoras.

Tudo isso está presente em nossas ativações – como Arena Itaú, que é um espaço democrático, aberto, de livre circulação; um ponto de encontro, local de convivência, descanso e atrações especiais. Em nossos brindes, mais uma vez copos personalizados, desta vez ilustrados com rostos dos mais diversos estilos. E com nossas atrações.

Como superar o icônico show de Pabllo Vittar em nossa arena no primeiro dia de festival em 2017? Aquele show tão marcante não saiu de nossa memória – e nem da do público, que até hoje o cita como um dos mais memoráveis daquela edição do Rock in Rio.

Como único patrocinador que pode fazer shows abertos para o público fora dos palcos oficiais – e uma alta expectativa –, buscamos surpreender novamente as pessoas com encontros inesperados. No primeiro fim de semana de festival, juntamos no palco a cantora Liniker e o cantor Criolo – a realização de algo há tempos desejado por eles.

“Eu não quero ser a única travesti tocando em um festival. Quero cantar, quero dar letra, quero dançar, quero viver. E o mundo precisa saber disso. Que hoje vocês guardem esse momento como algo muito especial, assim como eu também vou fazer”. O marcante depoimento de Liniker durante o show em nosso palco foi um forte indício de que estamos no caminho certo.

Mas nem só de artistas consagrados se faz o nosso palco. Para materializar o conceito de encontro e busca das diferenças, criamos a Banda Itaú, uma orquestra com 47 integrantes com apresentações diárias na nossa arena. O grupo é formado por pessoas de diferentes perfis, histórias, que tocam os mais diversos instrumentos. Quisemos abrir espaço para pessoas que já tinham um talento musical relevante, mas nunca haviam tido uma oportunidade como esta, de tocar em um festival tão grandioso. A música é a ponte que conecta todas essas histórias, fazendo com que tantas diferenças possam juntas atingir um resultado incrível.

Nos planejamos para o Rock in Rio com muitos meses de antecedência. São milhares de horas de trabalho de dezenas de pessoas para que a experiência de todos seja memorável. Mas estamos sempre abertos para o novo. Por isso, sempre digo para o meu time: vamos planejar o inesperado. É preciso estar pronto para lidar com o que surge, pois muitas vezes são as próprias pessoas que nos indicam possibilidades e oportunidades. E estar prontos para lidar com elas é o que nos destaca e nos faz atingir o público com verdadeira conexão.

Eduardo Tracanella é diretor de Marketing do Itaú Unibanco