Thiago Brandão e Nara Iachan, sócio da Cuponeria

 

A Cuponeria, startup carioca e primeiro site no Brasil a trabalhar com cupons grátis, ação de extremo sucesso nos Estados Unidos, foi a vencedora do desafio “Sua ideia vale um milhão”, promovido pelo Buscapé Company. O anúncio da ganhadora, que disputava o prêmio com outras três finalistas, foi feito na manhã desta segunda-feira (10) pelo vice-presidente de negócios e cofundador do Buscapé Company, Rodrigo Borges. “Nosso objetivo sempre foi divulgar e promover o empreendedorismo no país. Em 1998, quando começamos, passamos o ano estudando e programando muitos dias madrugada adentro. Das poucas pessoas a quem contamos sobre nosso projeto, um pequeno grupo entendeu. O Buscapé não apenas sobreviveu, como está em crescimento constante. E esse prêmio é nossa maneira de retribuir aos novos empreendedores a confiança que nos foi depositada no começo de tudo”, declarou o executivo.

Com a vitória, a Cuponeria – que atualmente possui alcance de 600 mil usuários ao mês – receberá um investimento de R$ 300 mil, equivalente a 30% do negócio (o um milhão refere-se ao valor de avaliação), e terá à sua disposição todo o ecossistema e expertise do Buscapé Company. As outras três empresas finalistas foram: Mapping My Money, de Natal (RN); Cookietrail, de São Paulo (SP); e PocketStore, de Recife (PE). “Desde o começo, percebemos o grande potencial da Cuponeria. Além disso, os empreendedores mostraram muito empenho durante o processo e esse é um dos valores que mais prezamos. Tenho certeza de que será um sucesso”, afirmou Ayrton Aguiar, vice-presidente de fusões e aquisições.

O desafio

As inscrições para o concurso, que reuniu mais de 900 projetos brasileiros, aconteceram entre agosto e setembro. Após o processo de análise, 12 representantes chegaram à semifinal, mas apenas nove participaram da mentoria, que, entre os dias 5 e 9 de novembro, ofereceu palestras com especialistas nacionais e internacionais.

Dos participantes, 69% eram do Sudeste, 15% do Sul, 8% do Nordeste, 6% do Centro-Oeste e 2% do Norte. As ideias apresentadas giraram em torno de social commerce, mobile, online marketing, SaaS (Software as a Service), e-learning, turismo e entretenimento. A maior parte dos empreendedores estava na faixa etária dos 26 anos, mas o concurso contou com integrantes de 18 a 62 anos.