A cada cinco posts compartilhados por millennials no mundo todo, um é do BuzzFeed. Este é apenas um dado sobre o poder do site famoso por suas listas e quizzes.
O veículo quer ampliar seu escopo para o futuro, por isso, pretende fazer ainda mais parcerias com agências e marcas.
Apesar da popularidade, o veículo passou por turbulências em 2018. Redações fecharam na Europa. No Brasil, demissões aconteceram. “Foi um momento difícil para todos, mas não temos preocupações de fechar, pelo contrário. Estamos passando por uma reestruturação global”, explica Luciana Rodrigues, general manager do BuzzFeed Brasil.
A profissional, que tem passagens por empresas como a Turner e agências como a JWT e pela F/Nazca S&S, comenta que a importância do Brasil para o BuzzFeed não foi definida apenas pelo tamanho da audiência ou do número de parceiros. O país é o quarto mais conectado do mundo, com 120 milhões de pessoas com acesso à internet e está se tornando cada vez mais digital. “Esses fatores macro, a popularidade do conteúdo editorial do BuzzFeed Brasil e o nosso rápido crescimento aqui nos levaram a considerar o Brasil um dos mercados prioritários para a empresa”, comenta Luciana.
“Nosso modelo de negócio é extremamente eficiente uma vez que criamos e produzimos conteúdo, distribuímos nas nossas plataformas e também licenciamos para outros parceiros de mídia, além de entregar resultados mensurados por ferramentas próprias e/ou através de parcerias com o Kantar. O resultado é uma extensa lista de marcas que fazem parte da nossa grande máquina de feedbacks”, celebra a general manager, citando exemplos como Coca-Cola, Avon, Pão de Açúcar, McDonald’s e Volkswagen.
“Nossa missão no Brasil é ir muito além das listas, quizzes, vídeos e séries, queremos seguir o caminho em que criamos experiências através de licenciamento de marcas como o Tasty, criação de novos produtos e até mesmo eventos onde exploramos o uso de celebridades de uma forma totalmente inusitada”, pontua.
Parceria com agências
“Cada vez mais as agências entendem que precisamos deixar de conversar de cima pra baixo, não é sobre alcançar a audiência, mas sobre representá-la. É aí que entramos, como parceiros na hora de ajudar a materializar essas soluções”, analisa a executiva.
“A parceria com a F/Nazca, única no mundo, está alinhada com o nosso propósito em compartilhar conhecimento, aprender, testar e provar que marcas podem, sim, estar inseridas na vida das pessoas ensinando alguma coisa nova ou despertando emoções, fazendo com que elas queiram trazer os seus amigos e familiares para a conversa”, explica Luciana.
“Dos 600 conteúdos que produzimos diariamente no mundo, 20% são vídeos”, afirma a publicitária. Para ela, os vídeos não são mais uma aposta. “São grandes geradores de audiência para o BuzzFeed em nossas diversas plataformas. […] Acompanhar essa tendência é mais do que uma visão, é uma necessidade”, finaliza.