Diretora de marketing da marca, Mariana Moraes conta detalhes do produto que conquistou o público nas últimas semanas
Quem curte acompanhar memes nas redes sociais sem dúvidas já ouviu falar da "calça de shopping", nome que o personagem de Looney Tunes deu ao modelo de calça wide leg, que tem como característica pernas largas e foi sucesso nos anos 1980 e 1990.
Apostando em mais produtos licenciados e de olho nas tendências da internet, a C&A deu vida à "calça de shopping" no mês de junho, conquistando um público que abraçou e engajou a ideia nas redes. Para além da calça, a nova coleção também conta com um cinto e uma camiseta estampada.
De onde surgiu a ideia?
Mariana Moraes, diretora de marketing da C&A, conta que acreditava que a coleção traria identificação com o seu consumidor que conhece e interage com o meme. "Todos os assuntos ligados à indústria de entretenimento que geram conexões emocionais com sua base de fãs têm uma aceitação e procura em nossas lojas. O que antes era visto como um assunto mais voltado para o público infantil, nos últimos anos passou a atender a todas as idades", explicou.
Para isso, os produtos foram desenvolvidos de forma estratégica utilizando elementos da história neles. A C&A decidiu por alterar o nome da modelagem da calça na etiqueta que tradicionalmente seria “wide leg”, para “calça de shopping”, além dos demais aviamentos personalizados como bordados fazendo menção a fala do Patolino.
"Nas lojas, a coleção foi destacada na área de vendas para que as pessoas pudessem ver e se identificar com a novidade. E a estratégia se mostrou assertiva visto que o conteúdo não só viralizou nas redes, como também foi sucesso de vendas. Em poucos dias a coleção – wide leg jeans, camisa e cinto – esgotaram no site e nas lojas físicas", contou Mariana.
A repercussão nas redes
Apesar de esperar que os produtos fossem sucesso de vendas nas lojas, eles viralizaram mesmo através de posts orgânicos nas redes sociais. "O primeiro viral sobre o assunto foi de uma consultora do programa de relacionamento minha C&A, a Letícia Cardoso (@achadossdalele). A influencer espontaneamente foi até uma loja e, ao se deparar com o ponto focal dos produtos relacionados ao meme “calça de shopping”, identificou uma oportunidade de conteúdo para seus canais, especialmente no TikTok, que viralizou em algumas horas e gerou conteúdos adicionais para o assunto", recordou a diretora de marketing da marca.
Logo, a C&A acompanhou rapidamente a viralização do conteúdo e realizou a divulgação nas redes sociais proprietárias da marca, o que gerou ainda mais visibilidade nos canais digitais.
A força dos produtos licenciados
Marina ressaltou que a C&A tem os licenciados como parte muito sólida do relacionamento com sua consumidora. "Nos últimos três anos, mesmo com a pandemia, a marca aumentou em 20% a oferta de produtos. Só em 2023, já comercializou mais de 300 marcas e personagens licenciados em vestuários, calçados e acessórios", completou.
Para ela, o crescimento e o sucesso se dão porque os produtos licenciados estão sempre alinhados aos atributos de moda da marca, ponto essencial para que um produto chame a atenção e se destaque em nossas lojas. "A C&A trabalha em uma plataforma de autoexpressão e o universo do licenciamento tem esse posicionamento também. Nossas clientes encontram na C&A um sortimento completo de personagens, séries, games e filmes para que possam expressar e viver os seus gostos todos os dias", disse.
Conexão com o público
Mariana concluiu dizendo que as redes sociais são importantes canais de relacionamento e troca da C&A com a sua cliente e, estar atento à cultura e aos assuntos divertidos que acontecem no digital, ajuda a etiqueta a identificar oportunidades que se tornam sucesso, como foi o caso do vídeo do personagem Patolino.
"Canais como o Instagram e o TikTok também são uma espécie de vitrine de loja, onde o consumidor pode ter acesso as novidades da marca para posteriormente realizar a compra no e-commerce ou loja física", concluiu.