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Agência de live marketing, a MCM Brand Group (que tem as marcas MCM Brand Experience, MCM Brand USA e MCM Digital) quer mostrar para o mercado publicitário que está comprometida e aplica em seus processos práticas relativas à sustentabilidade, diversidade e inclusão. Para isso, lança o selo Lado B, que funciona como uma espécie de certificação que atesta os compromissos por meio de melhores práticas a favor da diversidade, inclusão e sustentabilidade, estendendo essa postura para os projetos entregues aos clientes. 

Fundada e comandada por Mônica Schimenes, a MCM atende grandes anunciantes como Basf, IBM, Suvinil e Unilever. Mônica, que criou a agência há 21 anos, quando ainda estava na faculdade, dá exemplos de como pretende inserir boas práticas nos projetos de comuinicação de seus clientes. “Para todos os eventos, contratamos pessoas para fazer o credenciamento, para ficar na porta das salas, alguém para entregar os microfones, o que chamamos de casting receptivo. A ideia é que todo casting receptivo tenha um cadeirante, uma pessoa negra ou trans, por exemplo”, cita a executiva.

O objetivo é apresentar o selo Lado B como um dos diferenciais competitivos da MCM. “Não é um discurso, é um propósito. O selo Lado B veio para trazer essa perspectiva, a gente já atuava pontualmente para clientes levando esses temas, colocando isso dentro dos nossos projetos, mas agora a gente assume que é algo extremamente importante dentro da empresa. Cada vez mais a agenda com esses temas tem sido maior”, destaca Raphael Pagotto, coordenador de marketing da MCM Brand Group.

O publicitário explica que com o Lado B a agência assume quatro compromissos: ‘comunicação acessível e inclusiva’, ‘rede inclusiva e de negócios sociais’, ‘equidade em recursos humanos’ e ‘visão sustentável e otimização de recursos’.

A ideia da MCM, que é associada ao Integrare, é desenvolver uma cadeia de fornecedores que comunique valores de diversidade e de inclusão. “O selo diz respeito aos nossos compromissos, práticas e processos para o mercado. Estamos reorganizando vários processos internos, de contratação. A gente criou uma metodologia para poder entregar sustentabilidade, diversidade e inclusão para os clientes em vários níveis de entrega”, conta Pagotto.

Negócios
Falando sobre negócios, Mônica afirma que a agência está muito bem, obrigada. “O ano tem sido muito bom, já estamos em 92% da meta deste ano. Ganhamos contas como Suvinil e reconquistamos a Unilever, que já trabalhou conosco anteriormente e voltou agora”, revela a executiva.

Para ela, o mercado está mais complexo para as grandes agências. “Acho que para as grandes agências o mercado está mais acirrado, porque as menores estão ganhando lugar. Sou uma agência de pequeno a médio porte e ganho contas como Unilever e IBM. As agências de pequeno porte que têm estrutura para atender uma grande empresa estão ganhando mercado. Cada vez mais a gente bate de frente com grandes agências nas concorrências, mas a gente está entrando”, revela Mônica.