O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu pela aprovação, sem restrições, da fusão entre o francês Publicis Group e o americano Omnicom, anunciada em julho último. A união tinha sido aprovada nos Estados Unidos no início de novembro (leia mais aqui), bem como em países como Canadá, Índia, Turquia, África do Sul e Coréia do Sul, e agora tem o aval também para atuar no mercado brasileiro.

O pedido de fusão junto ao Cade foi realizado em 22 de outubro, envolvendo os setores econômicos “Agências de publicidade”, “Promoção de vendas” e “Criação e montagem de estandes para feiras e exposições”, conforme publicação no Diário Oficial da União na data em questão. Nesta terça-feira (26), a publicação oficial confirma o aval do Cade para a união das holdings.

Desde o anúncio da fusão, representantes de Publicis e Omnicom não demonstravam preocupações quanto à aprovação jurídica da operação. Porém, pela obrigatoriedade de passar por órgãos antitruste de mais de 40 mercados, o novo grupo tem previsão de anunciar seu início oficial de operações apenas ao fim do primeiro semestre de 2014. Passando pelo crivo das entidades governamentais, a holding também terá que aguardar o OK de seus acionistas – que até o momento também não apresentaram qualquer objeção formal.

A fusão colocará sob mesmo comando muitas das principais redes de agências ao redor do globo, como BBH, Leo Burnett, Saatchi & Saatchi e Publicis Worldwide, pelo lado do Publicis Groupe; e DDB, BBDO e TBWA, oriundas do Omnicom.