Com a decisão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa da Economia) de dar fim à exclusividade da Rede Globo de Televisão, a partir de 2012 até 2014, os clubes de futebol brasileiros estão divididos no dia em que o Clube dos 13 enviou aos presidentes das emissoras de TV e grupos de mídia as cartas-convites para participarem do edital que definirá quem fará a transmissão do campeonato no triênio 2012/2014. O valor mínimo de R$ 500 milhões por temporada foi confirmado e a entidade pede que 20% do total seja pago no ato de assinatura do contrato, sendo o restante dividido em 39 parcelas mensais entre outubro de 2011 e dezembro de 2014.
A Globo detinha a preferência de renovação do contrato de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro até outubro do ano passado – quando a organização antitruste brasileira decidiu impor competição de mercado para definir a emissora que levaria ao ar a competição. Já o Clube dos 13 foi criado em 1987 para representar os interesses dos principais times de futebol do País devido a problemas com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Daí surgiu a Copa União, que contou com patrocínio integral de R$ 6 milhões da Coca-Cola – com sua marca nas camisas de todos os clubes – , apoio logístico da Varig e transmissão da Globo.
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