Em reconhecimento à força das mulheres cafeicultoras, o Grupo 3corações apresenta uma plataforma de apoio e fomento às conquistas femininas no campo. O Projeto Florada surge com o objetivo de unir e empoderar essas mulheres, trazer diversidade para a cadeia do café, oferecer oportunidades de melhores práticas na produção de cafés especiais e gerar valor para toda a cadeia, da produção ao consumo.
Fruto da primeira iniciativa do projeto, o Café 3 Corações Florada Edição Especial foi cultivado por uma mulher produtora no sul de Minas Gerais e conta com certificado da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e da Rainforest Alliance, que garantem qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade. O conceito foi inspirado em uma das fases da produção cafeeira, denominada florada, período em que o campo cafeeiro fica coberto pelas flores, e também onde a natureza dá sua primeira dica sobre a colheita: quanto maior a quantidade de flores, mais café. O blend da bebida possui aroma floral, doçura intensa e notas de caramelo.
“A plataforma Florada traz diversidade ao campo e cria laços legítimos por ser um projeto de longo prazo. O Concurso 3 Corações Florada Premiadaabrirá um espaço inclusivo de reconhecimento ao trabalho delas com o café. Além disso, criaremos um hub de visibilidade para que elas se conectem entre si e tenham acesso a informações de melhores práticas na produção de cafés especiais”, diz Roberta Prado, head de marketing do Grupo 3corações.
Em parceria com a BSCA e Marisa Helena Contreras, embaixadora do Projeto Florada no Campo, a marca 3 Corações anuncia a primeira edição do Concurso 3 Corações Florada Premiada, que será realizado em novembro. Todas as mulheres produtoras de cafés arábica do Brasil poderão apresentar seus cafés da safra 2018; seis delas vão ser premiadas anualmente e terão seu café valorizado e adquirido pelo Grupo3corações.