O ex-jogador Cafu participa da campanha “Trato Feito”, que incentiva os homens a cuidarem de sua saúde realizando consultas de rotina e exames preventivos para o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata. A ação foi criada pela Astellas Farma Brasil em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
“Precisamos falar sobre a rotina de acompanhamento médico, isso é algo que deveria ser discutido frequentemente. Estamos falando de saúde, e saúde é vida. Não podemos ter vergonha de fazer os nossos exames preventivos”, comenta o ex-capitão da Seleção Brasileira.
Mais de um terço dos dois mil homens de todo o Brasil entrevistados pela pesquisa “Um novo olhar para a saúde do homem” – feita pelo Instituto Lado a Lado em parceria com a revista VejaSaúde e o apoio da Astellas – admitem que não comparecem a consultas anuais para a realização de exames periódicos.
O mal-estar é o único fator considerado para a busca por orientação médica em 37% dos respondentes de até 39 anos e em 20% dos participantes acima dos 40 anos. Os índices são ainda mais alarmantes nas regiões Norte e Nordeste.
“Atualmente, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Além do câncer de próstata ser, na maioria das vezes, assintomático, não conseguimos preveni-lo”, adverte Roberto Soler, diretor-médico da Astellas.
Os dados mostram a importância da comunicação para desmistificar os tabus. “Na nossa cultura, os homens são mais resistentes na busca de cuidados com a saúde de modo preventivo por se acharem fortes. Some-se a isso o preconceito com o exame de toque retal, que vem caindo, mas ainda existe”, comenta o médico Antonio Carlos Pompeu, presidente da SBU.
A Astellas Farma Brasil é uma afiliada da Astellas Pharma Inc, localizada em Tóquio, no Japão. O foco do seu trabalho está nas especialidades de urologia, oncologia, onco-hematologia, imunologia e doenças infecciosas.