Caio Barsotti: termo para chamar a atenção do mercadoDentro da Semana ARP da Comunicação, o presidente do Cenp (Conselho Nacional das Normas-Padrão), Caio Barsotti, apresentou o Compliance, na terça-feira (18), em Porto Alegre. Segundo Barsotti, o Compliance é um conjunto de disciplinas que visa cumprir normas legais e regulamentares de toda natureza. A metodologia foi adotada em fevereiro deste ano para determinar se uma relação comercial entre agência e cliente está de acordo com as  regras do Cenp.

“A tradução é simples: quer dizer conformidade, apoio. Adotamos esse termo para chamar a atenção do mercado”, explicou. Barsotti comentou que ainda há um padrão nacional de mercado, onde todas as agências, sejam elas grandes ou pequenas, atuam dentro das mesmas regras, o que proporciona transparência e segurança ao processo.

Ele ressaltou que o Brasil é o único país que conta com lei federal para normatizar a atividade de publicidade.
No Brasil, há mais de 55 mil anunciantes, mais de 2200 agências certificadas e mais de 15 mil veículos de comunicação.