A migração de jogadores de futebol para o posto de comentarista na TV e rádio é um movimento natural no Brasil e no exterior. Não foi diferente com Caio Ribeiro, que logo após encerrar a carreira de atleta, em 2006, engrenou como colaborador da rádio Globo. De lá para cá não saiu mais do grupo, onde atua hoje nos canais SporTV e Globo.
Mas sua proximidade com o futebol não se restringe aos comentários que faz na TV. Como forma de criar conexões e experiências com pequenos amantes do esporte, Ribeiro mantém com os sócios Tico Sahyoun e Antônio El Khouri o Caioba Soccer Camp. A ideia do projeto, criado em 2017, é oferecer um fim de semana com atitividades que promovessem os valores do esporte, como respeito e espírito de equipe, e, de quebra, reunir ídolos do passado e outros personagens, como youtubers e influenciadores.
“Fomos para o mercado analisar o que os demais camps estavam realizando no país. E a leitura que fizemos era que poderíamos explorar melhor uma programação voltada para toda a família. Trouxemos para o projeto, então, os ídolos dos pais, como os ex-jogadores Kaká, Bebeto e Cafu, entre outros, e também influenciadores digitais para os filhos, como o Fred e a turma do canal Desimpedidos, além do pessoal do Futparódias. Impactamos a família como um todo”, explica Ribeiro.
A programação inclui jogos entre pais contra as estrelas, treinos de exercícios funcionais, exposição de carros e motos, entre outros jogos e experiências. Boa parte delas, inclusive, com patrocínio de grandes marcas. Puma, Elo, Netshoes, Nestlé, Semp TCL, entre outras são patrocinadores fixos do projeto.
Com suas atividades presenciais interrompidas há cinco meses devido à pandemia da Covid-19, o Caioba Soccer Camp tem estruturado suas estratégias de comunicação e conteúdo no digital. A participação de ídolos do futebol em lives no canal no Instagram foi um dos carros-chefes do projeto. Os jogadores Tiago Silva (PSG), Gabigol (Flamengo) e Andressa Alves (Roma) foram alguns dos convidados. Uma ação solidária em parceria com a Central Única de Favelas (Cufa) também foi firmada, como explica Ribeiro.
“Quando entendemos que a pandemia se estenderia, vimos que poderíamos fazer uma contribuição maior. Fizemos uma doação na live do Thiaguinho e lançamos uma camiseta do Caioba Soccer Camp com a Cufa onde 100% das vendas são destinadas para o projeto Mães de Favela e parte das inscrições das próximas edições do Caioba também”.
O soccer camp tem uma linha de produtos licenciados em parceria com a Netshoes e comercializa itens como bonés, camisetas e outros acessórios em sua loja virtual. Outras iniciativas no digital estão em andamento, como o campeonato de Fifa e uma liga no fantasy game Cartola. “A ideia é trazer o Caioba para dentro da casa das pessoas e, assim, dar retorno para as marcas que nos apoiam”, afirma.