Fundador e CEO da Chilli Beans fala sobre como imagina o futuro do mercado, com empresas que vão se construir sob uma gestão horizontal e sem 'a história de um CEO, sozinho, numa sala'

Caito Maia ainda estava sem voz no dia da entrevista por conta da Superdose 2022, encontro anual da Chilli Beans que voltou a ser presencial após dois anos. Realizado em São Paulo no mês passado, o evento colocou mais de 3 mil pessoas no Palácio das Convenções do Anhembi.

"Foi a melhor Superdose da história", afirmou o CEO e fundador da marca.

Há 25 anos anos no mercado, a Chilli Beans se tornou uma das principais marcas do Brasil. O segredo para tal? "Manter os ouvidos sempre abertos e ter a humildade de saber escutar", disse Maia. Além disso, o empresário complementa que o futuro das companhias passará pelo diálogo e pela diversidade.

"[No futuro] Eu acho que não vão mais existir empresas, eu acho que vão existir cooperativas que se constroem numa gestão horizontal sem a história de um CEO, sozinho, numa sala", garantiu.

25 anos
Eu vou te dar um dado assustador: apenas 15% das marcas de moda que estavam no dia em que eu inaugurei meu primeiro quiosque no shopping Villa-Lobos existem. Não estou falando que o restante delas mudou de lá, não. São empresas que não existem mais. Quando você me pergunta como eu vejo, respondo que é com muito orgulho. Porque você fazer uma marca continuar viva durante 24 anos é um puta desafio. Você tem gerações novas, renovações do seu consumidor, você pode perder esse cara, ele nunca mais voltar, e você simplesmente morre. Como falei, eu tenho orgulho de estar vivo e de reciclar nesses últimos anos.

Longevidade
Um dos segredos é manter os ouvidos sempre abertos, ter a humildade de saber escutar, você renovar o seu time com a geração nova, que te traga informações. Mas, realmente, escutar. Até porque não adianta ter uma geração nova e não ouvir o que eles têm a dizer, além de construir junto com eles.

Superdose
O evento deste ano foi um furacão, estou sem voz até hoje (risos). É impressionante como a gente vem reparando certas demandas reprimidas por conta da pandemia. A hora que você coloca 3 mil pessoas em um lugar, você vê o quanto essas pessoas estavam com vontade de colocar tudo para fora, de extravasar. Foi a melhor Superdose da história.

Caito Maia: 25 anos da Chilli Beans (Fotos: Divulgação)

Conversas
Acreditamos que o diálogo seja o futuro. Eu acho que não vão mais existir empresas, eu acho que vão existir cooperativas que se constroem numa gestão horizontal sem a história de um CEO, sozinho, numa sala. O futuro está na construção, na conversa, no diálogo, e nas diversidades serem contempladas de verdade.

Lojas ecológicas
No Brasil, temos um problema: cidades que tem menos de 50 mil habitantes, a gente não conseguia entrar, porque não tinha shopping, e a conta não fechava para abrir uma loja, com os custos, investimento, aquela coisa. A gente viu uma oportunidade quando um fornecedor veio trazer para gente um contêiner feito de material reciclável, e que é totalmente sustentável pois o teto conseguia captar a energia solar. Então, criamos esse projeto chamado Eco Chilli. Com ele, vamos conseguir colocar 400 pontos de venda no Brasil em cidades com 50 mil habitantes para baixo. Hoje, temos o Eco Chilli em oito cidades do país.

Criação
Tudo o que a gente vai lançar até janeiro de 2024 já está decidido. O tempo de produção é de quase dez meses, ou seja, de uma ideia que eu tenho hoje até o produto ficar pronto, na prateleira, são dez meses. Começa um trabalho muito interessante do time, que constrói tudo junto. A gente se reúne, faz um planejamento do ano seguinte e todas as oportunidades. A gente escolhe os temas baseados nos nossos quatro pilares: música, moda, arte e o mundo geek. Em cima disso, um time de quase 25 pessoas se junta e começa a dar imputs, algo sobre o lançamento de determinado filme ou sobre o ano que comemorará alguma coisa, por exemplo. Em cima dos pilares, a gente monta esse calendário, e aprendemos a colocar esses calendários nas datas certas dos anos. Mas vou te dar um exemplo. O ano que vem vai ser lançado um filme novo do Harry Potter. Então, é o mês que a gente fala do Harry Potter, e assim sucessivamente. Por ano, em média, temos em torno de 30 lançamentos.

The Shark Tank Brasil
Vou gravar, agora em junho, a sétima temporada do programa, que tem sido uma experiência incrível por três motivos – o primeiro é aprender como essa nova geração pensa sobre os negócios, segundo é poder estender a mão, fazer com os novos empreendedores o que não fizeram comigo, fazer investimento e ajudar; e o terceiro é quando uma mãe minha para para tirar uma foto com o filho de 10 anos, porque o menino é o meu fã. Saber que eu estou fazendo algo pelo meu país é muito bom, é gratificante.