Capa promocional veiculada nos principais jornais

Após Dom Pedro II assinar o Decreto nº 2.723, em 1861, surgia a Caixa Exonômica Federal, ou melhor, a Caixa Econômica e Monte de Socorro, primeiro banco nacional que aceitou depósito de escravos de ganho, que eram aqueles que recebiam pelo trabalho e juntavam dinheiro para comprar a carta de alforria. Cento e cinquenta anos depois, o banco comemora nesta quarta-feira (12) um século e meio de existência com a campanha “Caixa 150 anos. Uma história escrita por todos os brasileiros”, criada em conjunto pelas três agências que atendem a conta: Fischer+Fala!, NovaS/B e BorghiErh/Lowe. Dividida em duas partes, a primeira delas começou ontem (11) à noite, com a estreia do filme “Eu estava lá”, criado pela Fischer+Fala!, durante o intervalo da minissérie “Amor em quatro atos”, da Rede Globo.

Com um minuto de duração, o comercial apresenta fatos históricos do Brasil e mostra como a história do País se confunde com a da Caixa. Os principais jornais brasileiros também receberam uma capa falsa comemorativa, assim como os portais banners em decorrência da data. “O filme é uma retrospectiva histórica e mostra como a Caixa teve essa abrangência social desde o começo. É difícil alguém nunca ter tido nenhuma relação com a Caixa porque ela é responsável pelo FGTS, jogos de loteria… Há bancos mais antigos e outros com mais clientes, mas a Caixa está presente na vida de todos os brasileiros”, explica Rafael Merel, diretor de criação da Fischer + Fala!.

E no próximo dia 17 inicia-se a segunda parte da campanha, com outro filme da Caixa, também criado pela Fischer+Fala!. Em fevereiro estreia o filme criado pela Nova S/B e em março, o criado pela Borghierh/Lowe. Até o final do ano, serão veiculados 12 filmes, um a cada mês – sendo um de cada agência. Após a veiculação ao fim do período de exibição dos comerciais, eles estarão disponíveis no hotsite da campanha, este criado pela TV1. O conceito da campanha teve criação conjunta das três agências e toda a comunicação tem uma unidade. “Gravamos como um longa-metragem, por locação e não por roteiro”, conta Antonio Batista, diretor de criação da Nova S/B Brasília, um dos responsáveis pela campanha.

O filme “Eu estava lá”, que comemora a data de aniversário da Caixa, foi criado pela Fischer+Fala! e teve direção de criação Pedro Cappeletti, Rafael Merel e Marcelo Fedrizzi; direção de arte Marcelo Fedrizzi; redação de Rafael Merel e direção de Fernanda Moraes. A produção é da Raiz Estúdio e a produção de áudio é da Atakk.

por Maria Fernanda Malozzi