A calça passou a fazer parte do vestuário feminino depois da Primeira Guerra Mundial (1914–1918), quando as mulheres tiveram que trabalhar fora de casa para sustentar a família. Com a mudança de atividades, o vestuário precisou se adaptar aos novos movimentos, colocando os longos vestidos em uma posição nada funcional. Chanel, na década de 1920, ficou conhecida mundialmente por ter sido uma das primeiras mulheres a vestir calças no dia a dia.
A calça jeans, especificamente, foi criada pela pioneira no jeans masculino, a marca Levi Strauss & Co., que apresentou a primeira solução do tecido para vestir trabalhadores que precisavam de peças resistentes. Diretamente para as ruas, a calça jeans foi se popularizando e em 1934, a marca também foi vanguarda quando lançou a primeira linha de calças jeans destinadas às mulheres com a coleção Lady Levi’s.
Na década de 30, a novidade começou a ser usada nos ranchos e fazendas, conhecidos como dude ranches. A tendência se espalhou pelas mulheres da costa leste dos Estados Unidos e apareceram em uma matéria da Vogue sobre dude ranching.
A marca apostou em uma nova tendência para as mulheres e, em 2014, completa 80 anos de inovação no guarda-roupa feminino.
“A decisão da Levi Strauss & Co. de criar uma linha de jeans femininos foi muito moderna naquela época”, conta Lynn Downey, historiadora da marca. “Calças ainda não eram uma parte aceitável do guarda-roupa feminino, ainda mais um estilo de calça considerado roupa de trabalho masculina. A linha Lady Levi’s ofereceu às mulheres mais modernas uma nova ideia de liberdade e, apesar dessa nova liberdade ter começado no Oeste, ela eventualmente se tornou um fenômeno nacional”, complementa a historiadora.
A Levi’s preparou um guia rápido para entender a evolução da calça feminina. Confira!
Antes de 1934
As mulheres no oeste começaram a usar os jeans Levi’s 501 de seus maridos ou irmãos, o jeans original foi criado pela primeira vez em 1873. Essas calças eram suficientemente resistentes para aguentar a vida pesada de um rancheiro. Os jeans Levi’s 501 originais usados pelas mulheres eram uma prévia do popular jeans “Boyfriend” usado atualmente.
1934
O primeiro jeans feminino Lady Levi’s foi criado. Marcado com o número de lote 701 para distingui-los dos jeans masculinos (Lote 501), as calças originais eram destinadas às mulheres que trabalhavam em ranchos e eram vendidos em vários estados do oeste.
Anos 1930 e 1940
As vendas de jeans femininos começaram a decolar devido a crescente popularidade dos dude ranches. As lojas de departamento de luxo Best & Co. e H. Kauffman & Sons Saddlery Company ofereciam os jeans Levi’s para atender essa nova demanda.
Anos 1950
Os jeans Lady Levi’s são vendidos em toda a extensão dos EUA junto com os jeans Levi’s 501 e a clássica denim jacket. Os jeans femininos também passam a ter fechos com botões ao invés de zíper.
Anos 1960
No meio de uma revolução cultural tumultuada, o denim se torna uma peça básica nos guarda-roupas femininos. O jeans surge como um ícone da rebelião que é adotado por homens e mulheres. A marca apresenta um jeans de caimento mais justo – o precursor do jeans Skinny moderno. Os jeans stretch femininos tornam-se populares entre as adolescentes.
Anos 1970
A linha de jeans femininos Levi’s oferece uma variedade de fits fashion, incluindo os jeans “full” e “straight” leg, e os “jeans cuffs.” Flares e bocas-de-sino também se tornam estilos populares.
Anos 1980
A Levi’s apresenta o famoso jeans 501 para mulheres, em 1981. A marca introduz a estonagem nos jeans femininos apenas dois anos depois, em 1983.
Anos 1990
A Levi’s oferece uma série de jeans premium e continua a produzir uma ampla variedade de jeans – incluindo os Slim Fits 501, 550, 512.