A Caloi, centenária marca brasileira de bicicletas, passou por um processo de rebranding assinado pela SalveTribal Worldwide. O novo posicionamento, “Fabricamos Ciclistas”, foi construído a partir da necessidade da marca se comunicar de forma mais holística com seus públicos.

A nova estratégia foca as pessoas e não somente no produto, resgatando histórias ao longo de gerações e “O Vencedor” como ícone principal da comunicação. O novo logo é desenhado com a fonte Graphik e estará no coração da identidade visual como uma peça estrutural de todo o branding.

“A Caloi possui quase 120 anos de história e faz parte da vida de muitos brasileiros. Com esse novo posicionamento resgatamos a história da marca com elementos clássicos dessa trajetória, trazendo o foco para o consumidor. Queremos resgatar a conexão com a marca”, diz Cyro Gazola, presidente da Caloi.

A campanha institucional é um manifesto que traz uma mensagem emocional para mostrar a força da marca para as gerações que não conviveram tanto com ela nas mídias de massa. O filme busca representar cada consumidor, com os nichos retratados com uma linguagem específica.

James Scavone, chief creative officer da SalveTribal Worldwide, comenta que quando uma marca é uma lovebrand centenária como é a Caloi, qualquer mudança de logo e assinatura impacta profundamente, por isso agência estudou toda a cronologia da marca e as suas facetas em diversos períodos da história. “Resgatamos um ícone de antigamente, que é a figura do O Vencedor. Este ícone foi redesenhado e ganhou um caráter muito mais inclusivo. Deixa de ser um homem jovem pedalando e torna-se uma figura sem gênero e sem idade, alguém em que todos podem se espelhar” explica.