Com um aumento de 7%, baseado na reposição da inflação, mais reajuste de 24%, a Câmara Municipal de São Paulo prorrogou por 12 meses o contrato com a Fundac (Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação). O novo acordo, que totaliza R$ 1,3 milhão mensais, irá potencializar os serviços oferecidos pela TV Câmara São Paulo, Web Rádio Câmara São Paulo e Portal da Câmara Municipal de São Paulo.
De acordo com o atual presidente da casa, o vereador José Américo, a medida visa oferecer uma melhor integração entre as mídias e ser opção eficaz para que a população possa acompanhar, em tempo real, a atuação dos vereadores e as decisões que interferem diretamente na vida da cidade.
Entre as novidades do contrato está a criação de identidades visuais para cada um dos três veículos, além de uma programação voltada a retratar o papel da Câmara, o dia a dia da capital paulista e o aumento do número de profissionais, que passou de 74 para 81. Segundo Américo, tudo foi feito em parceria com a Fundac, sem envolvimento de nenhuma agência de publicidade até o momento. “Ainda estamos em processo de licitação para a escolha da nova parceira, que deve ser finalizado até o mês que vem”, lembrou.
Outro destaque é que os equipamentos atualmente utilizados pelos canais de comunicação serão doados pela Fundac e incorporados ao patrimônio da Câmara Municipal. Também serão adotadas 18 câmeras robóticas com tecnologia HD, que vão substituir os equipamentos de captação do circuito interno de segurança da Casa, cujas imagens são exibidas por meio do Auditórios Online. Vale ressaltar que o contrato anterior com a Fundac também previa que as transmissões fossem feitas com câmeras de alta definição da própria entidade.
O novo contrato indica ainda que a TV Câmara São Paulo passará a contar com um sistema de tecnologia para transmitir imagens e conteúdos ao vivo de qualquer local da cidade. A grade da programação também será alterada e terá como foco a prestação de serviços. Haverá um aumento na produção, que saltará de sete para 12 horas diárias.
Para José Américo, a meta é fazer coberturas de eventos gratuitos da cidade e produzir matérias mais aprofundadas. O vereador afirmou que outro destaque deste novo contrato é a mudança no formato do Web Rádio, que terá uma programação diferenciada, com novos conteúdos que irão permitir avançar para além dos atuais podcasts. Em relação ao Portal, a ideia é ter uma presença mais elaborada e fortalecer a atuação nas redes sociais. Ele disse que a meta é dobrar o número de acessos com as novidades.
A Fundac é uma entidade que se denomina sem fins lucrativos e que recebe verba pública para gerenciar a TV Câmera. Vale lembrar que, desde 2009, o Ministério Público Estadual recomenda que seja feita uma nova licitação para o contrato da TV Câmara.