Alguns caminhoneiros que passaram por um dos postos Shell em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, viveram uma situação inusitada. Ao pararem para abastecer, encontraram a dupla Rionegro & Solimões pedindo carona.
A ação dos lubrificantes Shell Rimula foi criada pela Wunderman reforça o posicionamento do produto como um ‘parceiro na estrada’. Por isso, a dupla de cantores passou o dia em um posto Shell e, de lá, pegou carona com os motoristas, deixando parte do caminho mais leve e divertido.
A ação, intitulada Turnê Surpresa Shell Rimula, começou com um teaser em posts no Facebook e SMS para provocar a curiosidade dos caminhoneiros e estimular a compra do lubrificante nos postos da região de Guarulhos. O passo seguinte foi filmar a surpresa dos caminhoneiros ao encontrarem a dupla sertaneja no posto Shell e, ainda, a emoção de darem carona aos artistas.
“A campanha utiliza artistas com grande identificação com o público-alvo, e sua execução por meio de plataformas sociais tem como objetivo inspirar o endosso do público e potenciais clientes”, comenta Leila Prati, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Shell.
“O formato da iniciativa não é tradicional. Os artistas vão além do papel da celebridade e adotam a personalidade da marca quando se tornam verdadeiros companheiros de estrada. Assim, reforçamos que Shell Rimula é o parceiro ideal para os caminhoneiros”, completa Leila.
O público-alvo da campanha ingressou no mundo digital muito rapidamente por meio da expansão do mobile, destaca Paulo Sanna, VP de criação da Wunderman. Pelos dados do TGI (Target Group Index), são mais de um milhão de caminhoneiros no Brasil, acima de 30 anos e do sexo masculino em sua maioria. Recente pesquisa realizada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes), em âmbito nacional, aponta que 66% dos caminhoneiros utilizam internet, dos quais 86% por meio de seus celulares.
“O uso da internet se faz principalmente para manter contato com a família e amigos, prospectar e negociar fretes e obter informações. Sendo assim, nossa estratégia de mídia tem foco em impactar os caminhoneiros por meio dos canais onde eles já estão navegando naturalmente: Facebook, YouTube e TruckPad (maior aplicativo de caminhoneiros no Brasil), além de sites e portais por meio da compra de audiência qualificada via mídia programática”.
https://youtube.com/watch?v=7n3TQiTtMgI%26nbsp%3B
FICHA TÉCNICA
Cliente: Shell Lubrificantes
Produto: Shell Rimula
Agência: Wunderman Brasil
Título: Turnê Surpresa Shell Rimula – Rionegro & Solimões
VP de criação: Paulo Sanna
Direção Geral de criação: Adriano Abdalla
Diretor de criação: Fernando Tomeu
Direção de arte: Victor Rosato
Redação: Zé Ricardo Novoa
Motion: não
Atendimento: Patricia Gerard, Luiz Rogé, Paula Aguiar
Planejamento: Reinaldo Quinto
Mídia: André Renzi, Caroline Brandt, Ana Costa Patriota
Tráfego: Henrique Sitta
RTVC: Mônica Andrade e Marina Pimentel
Filme: Volcano Hotmind
Direção: Coletivo Volcano
Direção de Fotografia: Michel Gomes
Finalização: Junior Xis
Produção Executiva: Enzo Barone
Atendimento: Adalia Pereira
Produtora de Áudio: Cabaret Studio
Maestro/Produtor: André Henrique e Guilherme Azem
Atendimento: Debora Carvalho
Finalização: Cabaret Studio
Aprovação do cliente: Leila Prati, Raquel Sampaio, Roberta Nogueira
Data de produção: dezembro / 2016