Para impulsionar o Projeto Bengala Verde, o Grupo Retina, idealizador do movimento, realiza no próximo sábado (16) em São Paulo a Caminhada da Bengala Verde – Movimento pela conscientização da Baixa Visão – uma grande ação que reunirá pessoas com baixa visão, usuários da bengala verde. Os participantes se concentrarão no Parque Trianon, na Avenida Paulista, com o objetivo chamar a atenção da população para esse tipo de deficiência visual.

Esta será a segunda etapa do programa, iniciado em dezembro de 2014 pelo Grupo na ocasião do lançamento da bengala de cor verde para identificar as pessoas com baixa visão.

Para divulgar a nova caminhada, foi lançada uma campanha assinada pela Lew’LaraTBWA. A comunicação, composta de material de PDV (pôsteres, folhetos etc), será distribuída no evento, e também é marcada por ações nas mídias sociais, que utilizam as marcações #bengalaverde #eunaosoumaleducado #eutenhobaixavisao.

A campanha é educativa e relata as situações rotineiras e involuntárias de quem sofre de baixa visão, mas que são inadmissíveis para quem tem a visão normal: como chutar um cachorro, trombar com uma criança, derrubar objetos, ignorar um conhecido , entre outros.

A criação é de Ulisses Razaboni, Leandro Pinheiro e Guilherme Manzi, com direção de criação de Manir Fadel e Felipe Luchi e mídia de Luiz Ritton. Para o presidente da agência, Marcio Oliveira, “colaborar com uma ação como essa é gratificante tanto no aspecto pessoal quanto no criativo”. “Além de informar o problema, faz um convite à reflexão sobre o difícil dia-a-dia das pessoas com deficiência visual”, diz.