Estratégia de comunicação alerta público sobre a 'Epidemia Corinthiana'

 

Uma epidemia toma conta de Japão nesta semana. Já presente no Brasil de longa data, ela parece estar se espalhando pelo mundo em proporções gigantescas. Poderia ser roteiro de ficção científica, mas trata-se da nova estratégia de comunicação do Corinthians, que aproveita sua ida ao Mundial de Clubes da Fifa — que começou nesta quinta-feira (6) e terá sua final no domingo (16) da próxima semana — para reforçar a força de sua torcida e o teor “contagiante” que o clube gera.

A estratégia, elaborada pela F/Nazca S&S, dá continuidade ao conceito da República Popular do Corinthians e, depois de oferecer RG e certidão de nascimento lúdicos para os torcedores do clube — procurando unir os 30 milhões de fãs do time em uma espécie de nação independente —, agora gera a carteira de vacinação atestando que os adeptos estão orgulhosamente contaminados.

A comunicação tem início com um filme que mostra cientistas japoneses gravando um vídeo da descoberta do vírus “Locopositivo”, notícia que vira manchete de jornal no país. Mesclando cenas da proliferação ao redor do globo com a da torcida e de elementos alusivos ao clube, o comercial traz narraão que destaca: “Somos uma doença. 30 milhões de infectados. Epidemia corinthiana. A peste negra e branca. Um bando de loucos sem cura. Somos corinthianos, maluco. E uma vez ‘Locopositivo’, já era. Agora só nos resta conviver com a doença. Um antídoto? Preferimos a morte!”.

O vídeo convida o público a acessar o site www.epidemiacorinthiana.com.br, que, conectado com o Facebook, capta a localização do usuário e auxilia na montagem de um mapa de “infectados”. Além da carteira de vacinação, os Locopositivos podem adquirir, pelo site, chaveiros, camisetas e máscaras personalizadas com motivos do Corinthians.

Ficha técnica:

Direção de criação: Fabio Fernandes e Eduardo Lima
Redação: Leandro Dolfini
Direção de arte: João Linneu, Marco Brito e Fernando Lanças
Atendimento: Marcello Penna e Rafael Pontes
Midia: Lica Bueno e Rafaela Queiroz
Planejamento: José Porto e Rafael Paes
RTVC: Victor Alloza e Tupã Guilhen
Produtora do filme: Spray Filmes
Direção de cena: Lucas Fazzio
Produção executiva: Daniela Andrade
Direção de fotografia: João Carlos Carneiro Junior 
Montagem: Daniela Lima
Finalização: Boson Post
Produtora de som: Satélite Áudio
Locução: Renato Goda
Produtora web: ESM Marketing Esportivo
Aprovação pelo cliente: Ivan Marques, Caio Campos, Alex Watanabe, Andre Stepan  e Guilherme Prado