O Outdoor Social quer apresentar os números de consumo nas periferias do país, e assim, gerar reflexão de anunciantes sobre os negócios que podem ser gerados. Na campanha #BrasilReal, a empresa de mídia exterior presente nas comunidades de todo o país mostra ao mercado publicitário os dados sobre o crescente potencial de consumo das periferias brasileiras.
As peças serão divulgadas nas redes sociais do Outdoor Social e trazem não apenas dados de consumo das comunidades, mas depoimentos de publicitários e moradores das periferias sobre o que é o Brasil real.
Entre os temas levantados pela comunicação, a empresa de OOH questiona se as marcas estão se comunicando da maneira mais adequada com o seu público. Segundo levantamento do Outdoor Social Inteligência (OSI), 12 milhões de pessoas vivem em 6.329 comunidades e periferias brasileiras e, juntas, têm potencial de R$9,6 bilhões por mês e de R$168 bi por ano.
As classes C, D e E representam ainda cerca de 76% da população brasileira, apesar de nem sempre esse público estar sendo representado na comunicação. Segundo Emília Rabello, founder do Outdoor Social, a ideia da campanha #BrasilReal é mostrar para a indústria que as regiões periféricas do país são oportunidades de negócio, consomem produtos e tem identidade cultural própria.
“Precisamos desconstruir a imagem de gueto cristalizada e comprovar que elas movimentam bilhões de reais por ano. Queremos revelar a virtuosidade desses territórios para promover uma troca entre marcas e periferias. Fortalecendo a economia da quebrada ampliaremos o número de consumidores gerando dividendos para a sociedade como um todo”.
Os dados do OSI revelam ainda que as 10 maiores periferias do país possuem alto poder de compra em diversos segmentos, como: Alimentação (R$27 bi); Artigos de limpeza (R$1,3 bi); Calçados (R$2,4 bi); Eletrodomésticos (R$4,5 bi); Medicamentos (R$6,4 bi); Itens de higiene pessoal (R$4,4 bi); Material de construção (R$8 bi) e educação (R$1,6 bi).