Popeye é um dos personagens que integra a nova fase global da campanhaA campanha “Carequinhas” (“Bald Cartoons”), criada pela Ogilvy Brasil para o Graacc (Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer) contra o câncer infantil, no final do ano passado, ganhou novos desdobramentos.  Com a repercussão positiva da ação, que abordava o preconceito que as crianças carequinhas enfrentam e mostrava os mais conhecidos personagens infantis de desenho animado sem cabelos, a campanha foi transformada em um movimento global. Para isso, cerca de 40 personagens de desenhos animados de vários países “rasparam a cabeça” em apoio à causa.

O objetivo do movimento Bald Cartoons é afastar o preconceito que ronda a doença e mostrar que criança com câncer pode e deve ser vista como qualquer outra criança. “Queremos reduzir o preconceito que existe ao redor da doença. Não existe diferença entre uma criança com câncer e outra que não tenha a doença. As duas são crianças e têm o direito de ser feliz”, diz Roberto Fernandez, diretor-geral de criação da Ogilvy Brasil.

Em abril, mês internacional de combate ao câncer, somam-se à campanha Popeye e Olivia Palito, Snoopy, Hello Kitty, Equestria Girls, The Phanton, Mister Patato Head, Rio 2, Garfield, entre outros. O vídeo institucional do movimento mostra a história do projeto, os personagens que apoiam a ação e a reação das crianças assistindo aos desenhos dos personagens.

Para ampliar ainda mais o alcance do movimento, foi criado um site com todo o conteúdo exclusivo do projeto: www.baldcartoons.com. A ideia é também chamar a atenção para o fato de que hoje as chances de cura do câncer infantil são de cerca de 70%, segundo o Graacc, quando o problema é detectado precocemente e tratado de forma adequada.