Uma campanha digital da Empiricus, publicadora de conteúdos financeiros, viralizou nesta sexta-feira (15). O vídeo em que Bettina Rudolph, da equipe publicitária da empresa fala: “Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e um milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado” foi alvo de diversas piadas e críticas nas redes sociais.
As hashtags Bettina e Betina viralizaram porque alguns internautas já estavam saturados de ver o vídeo por todos os lados. Até mesmo o Twitter do Globo Rural entrou na brincadeira.
Oi. Meu nome é Globo Rural, tenho 33 anos e o leite tem 116,60 milhões de litros de patrimônio acumulado https://t.co/PjVTk8um4O
— Globo Rural (@Globo_Rural) March 15, 2019
Eu não aguento mais a #Betina milionária das propagandas do #YouTube pic.twitter.com/Td2GDEtTSQ
— Gøtica§uada (@EvertonAngelico) March 15, 2019
Eu acho q a #Betina vai conseguir que eu experimente o @YouTubeBrasil sem anúncios. 🙄
— Ane (@aneliseluz) March 15, 2019
Se você não conhece a Betina, é privilegiada sim https://t.co/cGp4uzOlAT
— Dra. Enza Valentina (@bicmuller) March 15, 2019
“É preciso entender como funciona a cabeça da Empiricus nas suas mais variadas instâncias, que é por meio da convexidade. A gente não pensa em um target para uma campanha. Você testa várias e uma delas vai bem e aí continua impulsionando até o infinito se for bem. É um processo de tentativa e erro. E foi exatamente o que aconteceu agora”, comenta Felipe Miranda, CEO da empresa, que se apresenta como uma plataforma de conteúdo para investidores.
Segundo informações da Empiricus, o trabalho é feito internamente. Não há agência nenhuma por trás dos filmes.
Durante o dia, no entanto, alguns dos comentários foram além das brincadeiras com o fato da moça estar por todos os lados e davam a entender que Bettina havia conseguido sua fortuna por meio de herança ou por ter um namorado rico e não por sua capacidade.
A Empiricus respondeu às provocações com um teaser onde Bettina aparece séria com flashes dos tweets. Miranda afirmou que ela “trabalha no nosso time de copywriters, possui um talento natural para gravar vídeos e é a segunda pessoa a chegar na Empiricus todos os dias — eu sou o primeiro. Como estuda e pratica finanças desde muito nova, ela também dá suas contribuições para o time de especialistas de investimento — nós a recebemos prazerosamente.”
Miranda reforçou ainda que a história da moça é verdadeira e disse que não está surpreso com os comentários machistas que surgiram sobre o tema. “Estaríamos mentindo se disséssemos que estamos. A gente sabe o quanto há preconceito nesse mercado, que ainda é dominado por altos índices de testosterona. Sabemos historicamente dos problemas que deram com investidoras desde o começo da bolsa e você vê a descrença das pessoas na capacidade de uma mulher. É uma atrocidade duvidar da Bettina porque ela é bonita. Mas a nossa reposta é incentivar a participação feminina nesse mercado”, afirmou.
Na tarde dessa sexta-feira (15), a empresa deve soltar um vídeo contando a história de Bettina e como ela conquistou este patrimônio.
Bettina se escreve com dois T’s.
Saiba a verdade por trás dessa história: https://t.co/HhD80gCpIi pic.twitter.com/qnIeZhwsWH
— Empiricus (@empiricus) March 15, 2019
No vídeo original, Bettina afirma ainda que começou a investir aos 19 anos e que não foi sorte, não herdou uma bolada e nem ganhou na loteria. No entanto, ela diz que três anos depois tem mais de um milhão. “Simples assim”, comenta. A fala da moça virou piada também por conta de relativizar o fato de acumular todo esse patrimônio.
E você, o que achou da campanha da Empiricus?