A desinformação é, talvez, a maior vilã dessa história

O ator Vladimir Brichta está em campanha da agência Fair Creativity Shop para alertar sobre porfiria aguda, doença genética rara, que causa fortes dores no abdômen, e que vitimou Gena Karla Ribeiro, primeira mulher de Brichta, em 1999. “Estava esperando por esse momento, para falar sobre essa doença”, comenta o ator, que narra e participa do filme. “A desinformação é, talvez, a maior vilã dessa história”, desabafa. Atualmente, Brichta é casado com Adriana Esteves, e interpreta Egídio na novela ‘Renascer’, da TV Globo.

Mini-doc, vídeo de 30” para TV, canal de Instagram, Facebook, hot site, peças digitais e mídia out of home espalham a campanha 'Dor surreal' em todo o Brasil. “Estamos honrados em oferecer a nossa energia criativa para divulgar uma doença desconhecida e que causa muito sofrimento. A publicidade tem um papel social que precisa ser cumprido”, declara Juliano Ribas, fundador e diretor de criação da Fair. A produção é da Academia de Filmes, com direção de Fernando André e Alberto Pereira Jr.

O projeto foi criado para a Associação Brasileira de Porfiria (Abrapo). “O sintoma mais comum de porfiria aguda é uma dor abdominal surreal, de intensidade muito alta, que dura dias e não é localizada, é difusa”, explica Ieda Maria Scandelari Bussmann, fundadora da Abrapo. “A dor surreal e a falta de diagnóstico levam os pacientes a um profundo sofrimento psíquico e de descrença”, complementa o médico Guilherme Perini, hematologista especializado em porfiria.

O diagnóstico da doença é simples. Pode ser feito por meio de um teste específico de urina. Embora aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o tratamento não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), uma das reivindicações do projeto.