A Riotur lançou a terceira fase da campanha para incentivar o carioca a ser um turista dentro da própria cidade. Os slogans “Faça Turismo no Rio”, “Viva o Rio” e “Viva a cidade” foram impressos em imagens icônicas do Rio, como Cristo Redentor, Maracanã, Ipanema e Floresta da Tijuca. A expectativa é que haja um fortalecimento da economia e geração de empregos.

“Quantos moradores daqui ainda não conhecem o AquaRio? Quantos ainda não visitaram o Cristo Redentor? Nossa ideia é instigar o carioca a ver de perto a beleza e as riquezas próximas da sua casa. Esta é uma forma também de fazer os moradores se apaixonarem ainda mais pelo Rio. Sem falar no desejo nosso de usar a criatividade para movimentar a economia do município”, explica Marcelo Alves, presidente da Riotur.

A Riotur também trabalhou mostrando a importância de se tratar bem o turista. Às vésperas do Carnaval, os principais acessos turísticos da cidade receberam galhardetes com as inscrições “Carioca, abrace um turista” e “Carioca, receba bem o turista”.

Em maio, a segunda fase da campanha teve o tema “O maior cartão-postal do Rio é o carioca”, apresentando personagens de diferentes setores de serviços, como o gari Renato Sorriso; a inspetora da Guarda Municipal, Tatiana Mendes; o taxista e mestre de bateria da Unidos da Tijuca, Casagrande; o porteiro há 40 anos do Copacabana Palace, Cafú; além de um garçom e uma camareira que há décadas atendem os turistas.

“Nosso povo é alegre, é carismático, é um bom anfitrião. O desejo, naquele momento, foi pedir que ele cuidasse bem do turista, pois se o turista for bem tratado, ele volta. E não volta sozinho. Precisamos entender que o turismo é uma solução para a cidade”, completa.