Assinada pela AlmapBBDO, peça publicitária foi publicada nas redes sociais da Volkswagen e mostra o casal em frente ao carro

((( NOTA ATUALIZADA ÀS 13H40 )))

A Volkswagen lançou o novo Polo com uma campanha protagonizada por um casal gay que está sendo alvo de comentários homofóbicos nas redes sociais da montadora.

A peça publicitária mostra o casal em frente ao carro e com a legenda "Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo", com o intuito de apresentar as evoluções tecnológicas do carro.

A publicação foi feita no dia 6 de maio e, até o momento da publicação desta matéria, conta com mais de 7 mil curtidas e mais de 6 mil comentários. Entre os comentários, é possível ver desde a homofobia escancarada até críticas ao marketing da empresa.

No Twitter, a recepção da campanha foi ainda mais preconceituosa, com usuários fazendo comparações desta peça com campanhas antiga da VW, como a da Kombi, que mostrava duas crianças rodeadas de mulheres, e do Gol, que estampava uma modelo nua nos anos 2000.

Outros casos
A campanha da Volkswagen não foi a primeira a ser alvo de homofobia. No ano passado, por exemplo, o Burger King lançou a campanha ‘Como Explicar?’, que mostra como o tema LGBTQIA+ pode ser mais simples do que parece para as crianças.

Ao longo de todo o filme, os protagonistas da ação – desenvolvida pela David -- compartilham a sua visão real sobre a diversidade, sempre acompanhados por seus responsáveis. As perguntas foram feitas por profissionais e as respostas são completamente espontâneas, por meio de uma gravação sem roteiro.

Em 2015, a campanha do Dia dos Namorados d’O Boticário também virou alvo de discursos de ódio. O filme, à época, trazia diferentes tipos de casais, heterossexuais e homossexuais, trocando presentes.

Já em 2019 foi a vez da Natura pela ação chamada ‘Coleção do Amor’, que dizia que ‘no amor cabem todas as cores’. A marca chegou a ser vítima de um boicote fomentado por pessoas homofóbicas nas redes.

Diferença e respeito
Em nota, a Volkswagen disse que a promoção da Diversidade & Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca, e que a premissa é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa.

Além disso, a montadora afirmou que lançou uma cartilha de Diversidade & Inclusão para toda sua cadeia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil e, continuamente, desenvolve debates com seus funcionários, em todas as esferas hierárquicas.

Leia abaixo a nota na íntegra:

"A diferença enriquece, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a Diversidade & Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A premissa da marca é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio. A Volkswagen lançou uma cartilha de Diversidade & Inclusão para toda sua cadeia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil e, continuamente, desenvolve debates com seus funcionários, em todas as esferas hierárquicas.

Acreditamos que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade/geração, tem experiências únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o ambiente em que vivemos. Temos como responsabilidade continuar aprendendo de que forma podemos contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito, pois consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos.

No que tange a interação com os usuários, comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas".