“Mais forte que a pimenta Jiquitaia, só as mulheres Baniwa”. Com esse mote, o Pão de Açúcar apresenta sua campanha de celebração para o Dia Internacional da Mulher com base em uma história de protagonismo e empreendedorismo de mulheres que vivem no noroeste do Amazonas, na Terra Indígena Alto Rio Negro.

Nessa região, a pimenta Jiquitaia Baniwa é cultivada exclusivamente por mulheres do povo indígena Baniwa e se transforma em um produto que é resultado de um processo de cultivo sustentável, contribuindo para a geração de renda e o desenvolvimento de toda a região. O fruto dessa produção já está à venda em sete lojas do Pão de Açúcar, na cidade de São Paulo, com a previsão de expansão para outras unidades em breve, e está inserida dentro do programa Caras do Brasil da rede de supermercados, que valoriza a riqueza de sabores e os alimentos e produtos sustentáveis feitos por pequenos produtores nacionais.

Essa força das mulheres Baniwa foi a história escolhida pelo Pão de Açúcar para a homenagem do 8 de março deste ano porque exemplifica como elas estão protagonizando práticas de produção sustentável ao mesmo tempo em que transformam as suas comunidades por meio dessas iniciativas. A renda obtida com a venda da Pimenta Jiquitaia é repassada para cerca de 80 produtoras e gerentes das Casas da Pimenta, que formam uma rede de unidades de beneficiamento e envase em comunidades da bacia do Rio Içana.

“A história das mulheres indígenas Baniwa é uma fonte de inspiração para todas nós. Essas mulheres lideraram o processo de produção das pimentas jiquitaias, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de toda a comunidade Baniwa”, relata Camila Assis, Gerente de Marketing do Pão de Açúcar. O produto está à venda em sete lojas da rede na cidade de São Paulo (Jardim Paulista, Real Parque, Clodomiro Amazonas, Ricardo Jafet, Sócrates, Shopping Iguatemi e Praça Panamericana).

A campanha da marca para o 8 de março deste ano, produzida em parceria com a agência BETC/Havas, aproveita a chegada da pimenta Jiquitaia Baniwa às gôndolas da rede para contar essa história em detalhes com um filme, que conta com versões de 30” e de 60’’, e que irá ao ar no intervalo da novela ‘Amor de Mãe’, da TV Globo, na noite do sábado (7).

“Queremos mostrar que não vivemos o Dia da Mulher ou o mês da mulher. Esse é um Tempo de Mulheres. Por isso, apresentamos uma história real, de mulheres que estão liderando sua comunidade e disseminando a cultura indígena, todos os dias. E o Pão de Açúcar, que há anos promove essa parceria, tem legitimidade para falar do tema”, completa Mônica Moraes, diretora executiva de Marcas & Negócios, da BETC/Havas.

Ficha Técnica:
Título: Dia das Mulheres Pão de Açúcar
Agência: BETC/Havas
Cliente: Pão de Açúcar
Produto: Institucional
CCO: Erh Ray
Direção Executiva de Criação: Andrea Siqueira
Direção de Criação: Romolo Megda
Criação & Conteúdo: Paula Junqueira e Daniel Zappa
Marcas & Negócios: Mônica Moraes, Raquel Hipólito e Octavio Palencia
Estratégia e Dados: Agatha Kim, Dannyllo Silveira e Gabriel Lopes
Canais & Engajamento: Carla Gagliardi, Thyago Azevedo, Alexandre Lopez e Katia Rosa
Diretora de Produção Integrada: Anna Ferraz
Produção Filme: Juliana Arantes
Montagem e finalização : Tiago Hasegawa
Produtora de Audio: Shuffle Audio
Produtor executivo: Henrique Ruiz Nicolau
Atendimento: Renata Prado
Aprovação do cliente: Othon Vela, Camila Assis, Aline Sampaio, Milene Mendes e Camila Molezine