Iniciativa liderada pela ACT Promoção da Saúde e pela rede Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável propõem a tributação da indústria do refrigerante. Segundo as associações, todo ano, o governo deixa de arrecadar R$ 3,8 bilhões em impostos da indústria do segmento.

Com criação da agência Repense, a mensagem principal tem como slogan “Chega de benefício fiscal para produto que faz mal à saúde”, e pode ser vista também nas ruas – em peças mídia Out of Home -, em TVs, rádios, mídias digitais e mídias exteriores.

O valor dos subsídios e as doenças relacionadas a maus hábitos alimentares ganham destaque no vídeo Mamata dos Refrigerantes, uma das principais peças da campanha. O filme conta com a presença de Fabiano Luder, portador de diabetes tipo 2, problema associado ao consumo excessivo de bebidas açucaradas.

“Precisamos de políticas públicas que incentivem os consumidores a fazer escolhas mais acertadas. Sabemos que o aumento dos impostos foi decisivo para reduzir o consumo de tabaco, por exemplo. Devemos seguir o mesmo caminho em relação a produtos associados a doenças crônicas e à morte. Estamos inseridos num sistema alimentar que estimula o consumo de produtos ultraprocessados com alto índice de açúcar, sal ou gordura, enquanto dificulta o acesso à comida de verdade”, defende Paula Johns, diretora-geral da ACT.

Ficha técnica:

Título: Mamata dos Refrigerantes – Chega de benefício fiscal para produto eu faz mal à saúde
Anunciante: ACT Promoção da Saúde e Aliança pela Alimentação  Adequada e Saudável
Agência: Repense Comunicação
CEO: Otavio Dias
Atendimento: Bianca Tenenberg / Juliana Maria Palma Peçanha
Criação: Alexandre Ravagnani / Fernando Mendonça / Frederico  Tulio de Freitas Rodrigues / Rafael Silveira
Planejamento: Daniel Rimoli e Danielle Melo
CM: Tábata  Madeira e Bianca Masson
Mídia: Carol Trettel, Karina Koal, Rosana Colocci , Carolina Pimentel
BI: Sophia Mereb      e  Hendrix Freire
RTVC: Paula Moreira
Motion: Fábio Cesar Ovelheira