A campanha “tck, tck, tck”, lançada no Cannes Lions deste ano pelo ex- secretário geral da ONU Kofi Annan e pelo artista Bob Geldof, fundador do Live Aid, será iniciada em todo mundo nesta sexta-feira (28), quando faltam 100 dias para a reunião de lideres mundiais em Copenhagen, onde será revisto o Protocolo de Kyoto. A ação é uma iniciativa do Fórum Humanitário Global, presidido por Annan, e tem como objetivo sensibilizar as lideranças mundiais para urgência da justiça climática e a luta contra o aquecimento global.
Em Cannes, ela foi lançada com o apoio do Grupo Havas, que desenvolveu a estratégia de comunicação, no seminário promovido pela ACT Responsible. Na época, foi feita uma convocação ao mercado publicitário para que este dê apoio à iniciativa. Grandes ONGs como WWF e Greenpeace encabeçam o comitê formado no país para desenvolver a campanha. A Rebouças & Associados está a frente da adaptação das peças publicitárias para o Brasil e a Mídia 1 fez todo o planejamento de mídia da ação.
A ação começa efetivamente com a instalação de relógios gigantes em 10 cidades brasileiras e em cidades ao redor do mundo. Além disso, ainda em setembro ciclistas sairão pedindo apoio à campanha um dia antes do Dia Mundial da Bicicleta, comemorado no dia 21 do mês que vem. Também está prevista a realização de um show simultaneamente em todo o mundo em outubro, em prol da iniciativa. No Brasil, o “tck, tck, tck”, que simula o tique-taque de um relógio, será substituído pelo “tictactictac”.
“A ideia é termos um movimento participativo, que as empresas coloquem o ‘tictactcitac’ em seus sites e em toda comunicação que faça sentido, além de produzirem as peças como bottons e camisetas que estão disponíveis no site da campanha. Criamos peças de guerrilha e a Oxfan desenvolveu um filme mundial que será veiculado na TV Globo”, conta Nádia Rebouças. Ela acrescenta que o objetivo desta ação é gerar um movimento de transformação, mobilizando também a população.