A ação ‘Selfie Harm’ (um trocadilho com as famosas fotografias selfies, que pode ser traduzida livremente como “auto dano”, em português) vem chamando atenção na internet por apresentar imagens de 15 adolescentes que tiveram suas fotos retocadas digitalmente por eles mesmos.
Os jovens tiveram cinco minutos para editar e filtrar suas fotos utilizando aplicativos facilmente disponíveis em smartphones de acordo com os padrões que desejassem.
Os resultados finais trazem as fotos de antes de depois, lado a lado, e expõem as maneiras com que a sociedade e as redes sociais vêm impactando na percepção de beleza dos adolescentes. As fotos trazem ainda panorama que pode ser utilizado para reflexão mais ampla sobre autoestima na era do hipercompartilhamento em meios digitais e seus futuros impactos sobre esses jovens – que crescem acompanhando celebridades e influenciadores em tempo real.
A campanha faz parte do projeto britânico Visual Diet, criado pela M&C Saatchi juntamente com a agência de artistas visuais MTArt e o fotógrafo e diretor de moda Rankin para discutir os efeitos das mídias sociais na saúde mental.
A ação inclui ainda uma exposição de fotos no site e no Instagram da Visual Diet onde o público pode votar se as imagens possuem influência positiva ou negativa. A M&C Saatchi também desenvolverá pôsteres digitais que leem as reações das pessoas impactadas.