“Quem Doa Faz Ao Vivo” tem a participação de celebridades, influenciadores e personalidades (Divulgação)

Um dos papeis mais importantes da propaganda é levar mensagens que podem salvar vidas. Duas delas acabam de ser anunciadas, uma da Fundação Pró-Sangue e outra da Fundação do Câncer.

A primeira aproveita o Dia Nacional do Doador de Sangue, lembrado no próximo dia 25 de novembro, para incentivar as doações, que diminuíram expressivamente desde o início da pandemia do novo coronavírus. Celebridades, influenciadores e personalidades da TV participam da ação que convoca mais doadores e agradece à aqueles que já ajudam a manter os bancos de sangue em funcionamento. 

Com a assinatura “Quem Doa Faz Ao Vivo” acompanhada de hashtag com o mesmo nome, a campanha criada pela hotshop de inovação Amper pode ser vista na TV Globo, SBT, Band e CNN Brasil.

Otávio Martins, Suzy Rego, Gabriela Prioli, Vanessa Gerbelli, Juno Andrade, Lilian Blanc, Myrian Rios e Joel Datena estão entre os participantes, que ainda estão agradecendo aos doadores por meio de vídeos na plataforma Zoom. Logo após a coleta de sangue, os doadores podem conversar com as celebridades e o público poderá assistir às gravações nas redes sociais da Pró-Sangue a partir do dia 25 de novembro.

Durante a Semana do Doador – de 23 a 28 de novembro – as tradicionais apresentações musicais e artísticas serão transmitidas nas televisões dos postos de coleta e divulgados nos canais digitais da Fundação. Nos postos, os doadores ganharão presentes da Dona Deola, Ráscal e Brownie do Luiz, e ainda poderão tirar selfies em um painel personalizado de dois metros.

“Prevenção Atlético Club” entra em campo para lembrar sobre a prevenção e controle do câncer de próstata (Crédito Freepik)

Já a Fundação do Câncer utilizou o futebol para conscientizar os homens sobre a prevenção e controle do câncer de próstata, alerta marcado pelo Novembro Azul. O Flamengo já aderiu à campanha criada para as redes sociais. A equipe de responsabilidade social rubro-negra publicará uma arte criada especialmente para o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro, reproduzida também no Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro.

Na ação, o “Prevenção Atlético Club”, equipe da Fundação do Câncer montado para o campeonato Novembro Azul, vence times de fatores de risco para a doença, como o “F.C. Sobrepeso”, “Associação Atlética Idade +50”, “Má Alimentação United F.C.” e o “Clube de Regatas do Histórico Familiar e Sedentarismo Futebol Clube”. Quem narra as partidas é o radialista da Tupi Evaldo José, criador do bordão “que lindo, que lindo, que lindo”. 

“Estamos tratando um assunto da maior seriedade de forma lúdica, para ampliar o alcance da nossa mensagem”, comenta Luiz Augusto Maltoni Jr, diretor-executivo da Fundação do Câncer. 

A Sociedade Brasileira de Urologia estima que 55% dos homens deixaram de ir a consultas ou de seguir tratamentos médicos em decorrência da pandemia da Covid-19.  “É tempo de alertá-los sobre a importância de retomar os cuidados com a saúde”, lembra Maltoni Jr.

O câncer de próstata é a segunda doença que mais atinge os homens. Perde apenas para outro tipo de câncer, o de pele-não melanoma. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê a existência de cerca de 66 mil novos casos em 2020.

“Ainda não temos como mensurar o impacto que a pandemia terá no número de novos casos, mas é muito importante que os homens estejam atentos aos sintomas”, avisa Alfredo Scaff, consultor médico da Fundação do Câncer. Dificuldade de urinar ou o aumento da frequência urinária, principalmente durante a noite, são os principais sinais decorrentes do aumento da próstata.