Filme do Zom mostra a dúvida de um consumidor sobre clicar ou não clicar para comprarCompanhias de diversos portes e segmentos estão com campanhas para anunciar que vão participar das promoções da Black Friday, que será realizada na próxima sexta-feira (28).  A Kalunga, maior varejista de suprimentos de informática, material de escritório e papelaria do país, participa pela primeira vez da campanha Black Friday. A empresa informa que no dia 28, todas as 130 lojas, o site e o serviço de televendas da rede vão oferecer cerca de 400 produtos com descontos de até 45%. No e-commerce da Kalunga, os produtos aparecerão em destaque, acompanhados de um selo da campanha e de um “descontômetro”, que vai mostrar ao consumidor o comportamento de preço daquele item nos últimos três meses.

“Queremos que o cliente tenha percepção real do desconto e possa avaliar com clareza o benefício de sua compra”, explica o gerente de e-commerce da Kalunga, Felipe Algazi. A Kalunga informa que entrarão na campanha produtos de informática, escritório, higiene e limpeza, material escolar, telefonia e móveis e equipamentos. A opção por participar da Black Friday veio em razão do aumento do fluxo de visitantes no site e nas lojas, mesmo sem a participação da Kalunga nas edições anteriores da promoção. “Em 2013, tivemos um aumento de 40% no fluxo do site e 20% nas lojas”.

O Boticário também marca presença na Black Friday, oferecendo descontos de até 60% em mais de 800 itens de seu portfólio. Além disso, para esta edição, foram selecionados 24 produtos entre os mais vendidos da marca que terão preço promocional por apenas uma hora cada – como as fragrâncias Floratta In Blue e Portinari  Os descontos são exclusivos para compra na loja online www.boticario.com.br. Os membros do Clube Viva O Boticário terão acesso antecipado aos descontos.

O Zoom (www.zoom.com.br), site comparador de preços e produtos, está com campanha focada em mostrar aos consumidores que com o apoio do Zoom não há espaço para dúvidas sobre a Black Friday. A estratégia contempla filmes para TV e internet. O filme veiculado na TV por assinatura foi criado pela agência Santa Clara e mostra a dúvida de um consumidor sobre clicar ou não clicar para comprar, uma vez que está desconfiado sobre a veracidade do desconto encontrado e da credibilidade da loja. Já o filme da campanha digital, criado pela agência Quintal, reúne Mr. Catra, Anderson Leonardo (vocalista do Grupo Molejo) e os humoristas Marcos Castro e grupo Galo Frito. Os artistas, ligados ao mundo musical, humorístico e que geram buzz nas redes sociais, reinterpretam a música “memeficando”.

A mega operação do Zoom para o evento consiste em validar as promoções reais por meio do selo Black Friday, já que as ofertas serão monitoradas em tempo real e comparadas com os preços praticados anteriormente. Além disso, uma equipe de especialistas do Zoom estará à disposição para esclarecer dúvidas sobre produtos durante o evento.

A Black Friday este ano deve atingir R$ 1 bilhão em faturamento (foram R$ 700 milhões em 2013). Uma das datas mais conhecidas do varejo, a Black Friday nasceu nos Estados Unidos e acontece anualmente na sexta-feira após o feriado de Thanksgiving (Ação de Graças).

A Rakuten, líder mundial em marketplace para pequenos e médios varejistas, também divulga sua participação na Black Friday 2014. A Rakuten abrirá a Black Friday no dia 27 de novembro a partir das 0h, um dia antes da data oficial e levará a promoção até o dia 30 de novembro. 75 lojas do Rakuten Shopping oferecerão mais de 300 produtos com até 50% de desconto nas categorias de Celulares, Eletrônicos, Calçados, Moda, Decoração, Saúde e Beleza, Gourmet.

Já nos shoppings da rede BRMalls, a campanha Black Friday acontece nos dias 28, 29 e 30 de novembro  nos shoppings VillaLobos, Mooca Plaza, Metrô Santa Cruz, Jardim Sul, São Bernardo Plaza, Tamboré, Granja Vianna e ABC, com até 70% de desconto. As lojas participantes da campanha estarão identificadas com o adesivo “Aqui Tem Black Friday” nas vitrines.

A Lustres Yamamura também participa da tradicional semana de descontos e liquida produtos com até 80% de desconto. A loja localizada na principal rua da iluminação de São Paulo, Consolação, oferecerá até três produtos com  preços baixos, já o e-commerce terá 30 opções, que variam entre luminárias, ventiladores de teto, lustres, pendentes, arandelas, abajures, spots e plafons.

O Grupo 360 Mídia, fundado pelos empresários Felipe Rodrigues e Tiago Brandão, lançam o Desconto Surpresa (www.descontosurpresa.com.br), site que vai reunir produtos com descontos reais do Black Friday Brasil 2014 e enviar, por email, aos usuários cadastrados.

Para participar, é necessário efetuar o cadastro pelo site da ação para começar a receber as mensagens com os descontos das lojas participantes. “É bacana, pois já firmamos parceria com grandes players do e-commerce brasileiro. Os consumidores serão beneficiados com abatimentos interessantes nos valores dos produtos mais desejados”, avalia Felipe Rodrigues. O executivo explica, ainda, que o Desconto Surpresa já está captando produtos que realmente terão descontos durante a Black Friday para enviar aos participantes.

Pesquisa

A agência de pesquisa e inteligência de mercado Hello Research realizou uma pesquisa para entender a percepção e pretensão de compra dos consumidores brasileiros para a Black Friadey deste ano. Segundo a agência, 27% dos brasileiros estão familiarizados com a Black Friday, com mulheres (28%) e homens (26%) apresentando uma mínima diferença de conhecimento. Para a obtenção destes dados exclusivos, a Hello Research foi a campo no mês de outubro e realizou entrevistas “face a face” com 1200 pessoas de todos os perfis demográficos, em 70 cidades espalhadas por todas as regiões do país

Dos consumidores entrevistados, o destaque fica com o público mais jovem, de 16 a 34 anos. 31% desses jovens já estão familiarizados com o evento. Entre as classes sociais, destaque para a classe A que lidera o conhecimento sobre o evento com expressivos 69%, deixando em segundo lugar a classe B com 43%, em terceiro a classe C com 20% e por último lugar a classe D e E com 7%.

Entre as regiões brasileiras, os consumidores que afirmam já terem ouvido sobre a ação de e-commerce estão em sua maioria na região Sudeste, com 32%, seguidos pela região Norte e Centro Oeste, com 27%, e não muito distante, a região Nordeste com 25%. A menor taxa entre as regiões fica com a região Sul que apresentou apenas 6% de conhecimento acerca da Black Friday.

Entre os consumidores que conhecem o evento, quase 30% afirmaram terem comprado algum item na data da ação promocional entre 2010 e 2013.Para este ano, os consumidores parecem ainda mais animados. A pesquisa constatou que 28% dos consumidores pretendem aproveitar a oportunidade de ir as compras. Um outro ponto interessante relatado na pesquisa é que, desta vez, a pretensão de compra para o evento é destacada na faixa etária dos jovens adultos entre 25 a 34 anos, com 33%, seguida pelos jovens de 16 a 24 anos com 31%.

Para este ano, a classe B se coloca como a mais pretensa a consumir no Black Friday, com 36%, deixando em segundo lugar a classe C com 27%, seguida pela classe A com 24% e D e E com 14% de pretensão de compra. Entre as regiões do Brasil, o Norte e o Centro-Oeste continua liderando a movimentação de vendas do Black Friday, com pretensão de compra de 36%, logo atrás fica a região Nordeste com 32%, seguida pela região Sudeste com 29%, fechando com a região Sul com apenas 9% da pretensão de compra para o evento.

É interessante acompanhar o quanto as redes sociais no Brasil tem aberto espaço para datas comemorativas estrangeiras. Sejam datas de compra como o Black Friday, sejam outras formas de expressão cultural, como o Halloween. Em termos de mercado, o importante é entender estes fenômenos e explorá-los com cuidado. De toda a maneira, varejo e indústria de bens duráveis podem ficar animados com a previsão de compras para o próximo dia 28″, aponta o presidente da Hello Research, Davi Bertoncello.