Cannes Lions 2015 acabou no último sábado, dando ao Brasil, além de 107 Leões, uma conquista inédita: um GP na área de Film, somando 108 prêmios no festival. As estatuetas estão associadas às inscrições feitas por 22 agências e por uma produtora de filmes. Ao todo, foram um GP, 18 Leões de ouro, 34 de prata e 55 de bronze.

Com tantos prêmios, os trabalhos brasileiros merecem ser relembrados. Confira uma lista com as campanhas que trouxeram Leões de Ouro para casa.

1. “100”

Com o comercial “100”, para a Galeria Leica, a F/Nazca S&S levou o GP na categoria Film, considerada a mais difícil para a conquista de Leões. Eles também levaram dois Leões de Ouro na categoria Film Craft. O vídeo homenageia o centenário da primeira câmera Leica e a abertura da Leica Gallery em São Paulo. A direção executiva de criação é de Fabio Fernandes e Eduardo Lima.

2. “Boneca”

A FCB levou o Leão de Ouro pelo case “Boneca”, criado para a Nivea, na competição Health & Wellness do Lions Health 2015. A campanha também ficou com um Leão de Ouro na categoria Promo & Activation.

3. “Bald cartoons – Carequinhas”

A campanha “Bald cartoons – Carequinhas”, da Ogilvy, deixou os personagens da Turma da Mônica carecas para divulgar o Graacc (Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer). Foram dois Leões de Ouro no Health & Wellness do Lions Health 2015. O vídeo virou um movimento global, em que cerca de 40 personagens de desenhos animados de vários países “rasparam a cabeça” em apoio à causa.

4. “Tatuadores Contra o Câncer de Pele”

“Tatuadores Contra o Câncer de Pele” é da Ogilvy Brasil para a marca carioca de protetor solar Sol de Janeiro e tem como objetivo conscientizar as pessoas de que o diagnóstico precoce é a chave para o sucesso no tratamento do câncer, entre eles, o de pele. A campanha garantiu um Leão de Ouro na competição Health & Wellness do Lions Health 2015.

5. “Conhecendo Murilo”

Em homenagem ao Dia das Mães, Huggies, marca de fraldas da Kimberly-Clark, promoveu uma experiência única para uma mãe portadora de deficiência visual. O filme “Conhecendo Murilo”, criado pela Mood, levou um Leão de Ouro na competição Health & Wellness do Lions Health 2015.

https://www.youtube.com/watch?v=39_Cz5WxE5U

6. “Coke Thirst – a sound experience by Dolby”

“Coke Thirst – a sound experience by Dolby”, da Coca-Cola e Dolby, foi a conquista da J. Walter Thompson na categoria Branded Content. A vinheta reproduz os sons típicos do consumo de uma Coca-Cola, de sua abertura à efervescência que sai da garrafa.

7. “Imprima para Ajudar”

O Leão de Ouro na categoria Cyber Lions ficou para a campanha “Imprima para Ajudar” da FCB Brasil para a HP em parceria com a Associação Mães da Sé/ABCD.

8. “Soundlab Box”

O Brasil levou um Leão de Ouro em Direct com a campanha “Soundlab Box”, da F/Nazca S&S, criada para a Galeria Leica.

9. “Guerra ao Drugo”

Na categoria Film Craft, a AlmapBBDO e vetor Zero ficaram com um Leão de Ouro com a campanha “Guerra ao Drugo” para a Comissão Global de Política sobre Drogas.

10. “Todo mundo é Gay”

“Todo mundo é gay”, da NeogamaBBH para Festival Mundo Mix, também ficou com um Leão de Ouro em Film Craft.

11. “Mães Seguranças”

Em Outdoor, “Mães Seguranças” do Sport Club de Recife deram à Ogilvy Brasil um Leão de Ouro.  A campanha também ficou com dois Leões de Ouro na categoria Promo & Activation.

12. “Save The Children”

Outra campanha a levar o Ouro em Outdoor foi “Save The Children”, da Lew’LaraTBWA e a Fundação Abrinq. As peças fazem um alerta sobre o trabalho infantil relacionado ao mercado da moda, mostrando que ele está mais próximo do que as pessoas pensam.

13. Touareg

O único Ouro brasileiro em Press ficou para a AlmapBBDO com a campanha de três anúncios para Touareg, da Volkswagen.