A Turn, uma das pioneiras mundiais na compra de mídia programática, acaba de lançar uma pesquisa, em conjunto com a Forbes Insights, que demonstra que campanhas de marketing com base em dados têm três vezes mais chances de fidelizar os consumidores impactados do que as campanhas que não utilizam de dados.

Realizada com mais de 300 executivos de marketing de grandes e médias empresas de todo o mundo, a pesquisa “Data Driven and Digitally Savvy: The Rise of the New Marketing Organization” revela que, hoje, o marketing com base em dados é crucial para o sucesso das campanhas de marketing no contexto de uma economia global competitiva, de acordo com a experiência destes executivos ao lidarem com a mídia programática e campanhas com bases em cruzamentos de dados.

A pesquisa aponta que 74% dos executivos que utilizam estratégias com base em dados alcançam vantagens competitivas em relação a concorrentes, no engajamento e fidelização dos consumidores, enquanto apenas 24% dos executivos que não se baseiam por dados conseguem algum tipo de resultado em suas campanhas.

“Este relatório mostra a importância de coletar dados e da expertise de utilizá-los nas campanhas de marketing”, afirma Fernando Tassinari, diretor para América Latina da Turn. “As recentes inovações dão a possibilidade de obter um conjunto maior de dados em profundidade, que correspondem à exposição do consumidor à marca. As empresas precisam investir em métodos eficientes para coletar esses dados como, por exemplo, dados de vendas, pedidos de clientes e indicadores para a fidelidade dos clientes. Desta forma, os profissionais de marketing podem basear suas decisões para campanhas de marketing, bem como para decisões de negócios mais amplas, sobre o que seus clientes realmente querem, em vez de confiar em adivinhações”, afirma Tassinari.

O relatório também traz os setores que estão se dando melhor com o marketing baseado em dados, como o de viagens e o de varejo. 67% dos executivos de empresas de viagens afirmam ter obtido vantagem competitiva em seu setor, com maior fidelidade dos clientes, como resultado direto da utilização de dados em suas campanhas. Já na indústria do varejo, 55% dos executivos afirmam estar obtendo vantagens e 52% afirmam conseguir mais clientes através do marketing baseado em dados.