O Carnaval segue e, antes da quarta-feira de cinzas, PROPMARK resolveu relembrar algumas das campanhas mais criativas – e corajosas – do ano de 2020 para o período.
Skol e Ambev
A Skol, em parceria com a GUT, resolveu controlar o tempo. A marca anunciou a ação “Giro na Chuva’. O objetivo foi ajudar a manter o sol durante o Carnaval de São Paulo. Para isso, contratou uma empresa de tecnologia para induzir as chuvas de forma localizada a caírem sobre o sistema Cantareira.
A Ambev lançou a campanha Alegria que Transforma, assinada pela SunsetDDB. A empresa se uniu à Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), à agência MAP, à Boomerang e prefeituras para recolher e dar novo significado ao lixo de blocos de rua em cinco cidades. Com veiculação em mídia digital, o conteúdo da comunicação reforça a importância de conscientização sobre o volume de lixo acumulado em grandes festas como o Carnaval.
Uber
A Uber lançou uma campanha para reforçar o compromisso da empresa com a segurança e o respeito. O objetivo foi sensibilizar sobre o Código de Conduta da Uber, que acabou de ser atualizado para deixar ainda mais claro os comportamentos que não são aceitos dentro da plataforma e incentivar o respeito mútuo.
O WhatsApp escolheu o Brasil para lançar sua primeira campanha de marca no mundo. O primeiro filme “Fica só entre vocês” relata a história de uma comunidade que se une por meio do WhatsApp para ajudar uma escola de samba que perde todas as alegorias em um incêndio às vésperas do Carnaval. A criação foi da AlmapBBDO.
Blowtex
A Blowtex distribuiu camisinhas utilizando faces publicitárias da Otima. Para a ação foi desenvolvido o primeiro painel mosaico cenográfico de sampling, instalado na Avenida Paulista, 900.
Produzida pela agência P&D Comunicação e criada pela Aktuellmix, a ação de ‘take and go’ teve como objetivo criar maior engajamento junto ao público.
Casas Bahia
Um dos hits do Carnaval é a música “Tudo Ok”. A Casas Bahia fez sua própria versão da canção. Com criação da agência Y&R e produção da Mixer, a marca parodiou o hit para anunciar as melhores ofertas da rede.
C&C
A C&C Casa & Construção investiu em uma ação inusitada para celebrar o carnaval nas ruas paulistanas. A marca lançou uma ação de out of home, criada pela Publicis, em que propõe que os foliões aproveitem o bloco. A imagem, no entanto, divulga o bloco de concreto a apenas R$ 1,89 cada.
99
O aplicativo 99 apresentou a campanha #CarnavalSemAssédio em parceria com o Catraca Livre, a produtora Rua Livre e a Prefeitura de São Paulo. A ideia é levar uma força-tarefa dos “Anjos do Carnaval” aos blocos. Pelo segundo ano consecutivo, a equipe voluntária tem papel de acolher e orientar vítimas de assédio. Do alto de trios elétricos de blocos parceiros, eles também ajudarão a identificar assediadores.