O décimo mês do ano tem 31 dias e desde a década de 1990 esse período é conhecido como Outubro Rosa. Durante esse espaço de tempo muito se fala sobre a conscientização sobre o câncer de mama, especialmente nesta quinta-feira (19), dia internacional de combate a doença.
Mas o movimento não deve ficar restrito a um dia nem a um mês, se depender de marcas e agências. Cada vez mais as ações e campanhas estão indo além do laço rosa, símbolo do causa, e do calendário, para oferecer informação acessível e de qualidade para as mulheres, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico precoce e tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.
O Instituto Avon, que tem o combate à doença como foco de seu investimento social, apresentou no Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, a websérie “Para Além de Outubro Rosa”. A iniciativa quer estender o período de discussão sobre o assunto para todos os meses do ano.
Produzida e dirigida por Laura Zamboni e Barbará Magri, a websérie tem sete episódios e 23 entrevistas, elaborados a partir dos materiais desenvolvidos no Estúdio Rosa, um espaço criado dentro do evento Giro pela Vida deste ano. Foram gravados conteúdos com personalidades, especialistas e parceiros convidados do Instituto Avon.
Cada capítulo aborda alguma situação comum às mulheres que lutam ou lutaram contra o câncer, como o medo, a família, acesso ao tratamento, autoestima, surpresa e perspectivas para o futuro. Os vídeos têm depoimentos reais e entrevistas com especialistas, e os episódios são narrados por apresentadoras como Sabrina Parlatore, Fabiana Scaranzi, Luciana Holtz e Flavia Flores, além de terem a participação de Draúzio Varella e Luiza Brunet.
A websérie está disponível nos canais do Instituto Avon, como site e contas nas redes sociais Facebook e YouTube. “Há 14 anos o Instituto Avon atua para que o diagnóstico precoce seja acessível para todas as mulheres”, afirma Daniela Grelin, gerente sênior do Instituto Avon.
A Azul Linhas Aéreas, que apoia o Outubro Rosa há oito anos, começa em novembro uma iniciativa apresentada este mês em parceria com o Hospital de Amor (Hospital de Câncer de Barretos). O projeto social foi batizado de “Conexão Azul Rosa” e contribuirá diretamente com o tratamento de 30 mulheres da região de Petrolina (PE) com câncer de mama, provendo transporte aéreo de e para o hospital da instituição ou parceiro quando houver a realização de cirurgia.
O Hospital de Amor oferece um atendimento voltado às mulheres com unidades móveis espalhadas pelo país desde 2002, para promover a prevenção do câncer de mama. São 18 carretas em 7 estados, que realizam exames preventivos. Na unidade que atua em Petrolina, desde 2007 foram realizadas mais de 128 mil mamografias e identificados 652 casos desse tipo de câncer, cerca de 65% deles são iniciais, foco do projeto Conexão Azul Rosa.
A região pernambucana foi escolhida porque a unidade hospitalar parceira mais próxima para realização do tratamento fica em Salvador, a 533km de distância. A alternativa de transporte aéreo é a melhor solução para esse grupo de mulheres poderem ir e voltar da cirurgia com mais conforto. Ao invés de cinco horas de estrada, será uma avião.
Segundo Claudia Fernandes, diretora de marketing e comunicação da Azul, a ideia é expandir o projeto para mais regiões que necessitem de transporte aéreo a partir de 2018.
“Sempre foi nosso desejo fortalecer ainda mais nossa atuação social na campanha do Outubro Rosa. Queríamos ir além do nosso papel de informar. Queríamos usar o poder da aviação para ajudar a ligar pessoas e propósitos. Foi então que, junto com o Hospital de Amor, construímos o projeto, que esperamos expandir para mais cidades e para mais mulheres”, explica.
Além da nova iniciativa, a Azul veste-se de rosa ao longo do mês. Em Viracopos, sua principal base de operações, um painel gigante com milhares de snacks da campanha está à disposição dos clientes gratuitamente. Outros aeroportos também estão ganhando uma decoração especial, com itens temáticos nos balcões de check-in. E quem partir com a Azul de Campinas, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Belém terá uma tag de mala rosa.
As tradicionais aeronaves na cor-de-rosa (um Embraer 195 e um ATR 72-600) continuam, e um ônibus da Azul, que liga Campinas a algumas cidades do interior de São Paulo e à capital, circulará com as cores da campanha. Em alguns voos, a Azul terá uma tripulação exclusivamente feminina, com uniforme rosa. A cor estará presente em duas mil comissárias, 50 pilotos e em todas as 1407 agentes de aeroporto da Azul.
Já a Fundação Laço Rosa quer mais envolvimento das pessoas próximas durante o tratamento da doença e fez uma campanha destinada à família e amigos das pacientes. A ideia é reforçar a importância da companhia e do carinho deles durante o todo o processo de tratamento.
Criadas pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, as peças usam a mesma linguagem de panfletos informativos sobre o autoexame da mama, mas mostram que amigos e familiares devem examinar seus próprios pés, olhos e orelhas. A ideia é que, ao constatar que esses membros estão em perfeitas condições, que os usem para participar e se envolver na vida da paciente.
Além das ilustrações e textos, o site tem filmes que integram a campanha e exibem um passo a passo do autoexame. Segundo Marcelle Medeiros, que comanda a instituição desde 2011, quase ninguém discute sobre a crucial importância do ambiente e do carinho da família e dos amigos durante o tratamento. “Pesquisas mostram como pequenas atitudes geram resultados surpreedentemente melhores no tratamento”, afirma.
Uma agenda vital
Já na primeira semana do mês o tema mostrou a força que tem e que pode ser acentuada na internet. Segundo monitoramento da Scup, por meio da Scup Social, de 30 de setembro a 6 de outubro foram 27 mil tuítes (média 3,9 mil por dia) com menções ao Outubro Rosa, em palavras ou hashtag. Os tons de discurso mais usados foram sobre Prevenção (64,8%), Conscientização (26%), Estética (5,4%) e Superação (3.7%).
Por isso, mesmo as iniciativas mais pontuais em outubro têm essencial importância por disseminar informação e estimular a cada ano outras marcas e pessoas a investirem e dedicarem tempo e imagem pela causa. De mudar o logotipo a incluir um detalhe na programação, tudo pode ajudar.
Durante outubro, o Discovery Home & Health exibe vinheta que incentiva as telespectadoras a realizarem o autoexame. E hoje (19), além do Discovery H&H, os canais Discovery, TLC, Animal Planet, Investigação Discovery e Discovery Turbo adotam logotipo desenvolvido para a ação. Às 23h10 também estreia Aantes de Partir (Before I Kick The Bucket), documentário sobre a história da jovem britânica Rowena Kincaid, diagnosticada com câncer de mama aos 33 anos e responsável por uma intensa mobilização.
Em seus canais digitais, a Vivo mantém durante este mês a campanha “Outubro Rosa, viva mais as novas atitudes e menos as mesmas barreiras”, com mensagens para sensibilizar clientes e colaboradores sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Além de adotar o rosa em sua marca comercial nos seus principais canais na internet, como site e redes sociais, a operadora envia e-mail marketing e SMSs para seus clientes com mensagens de conscientização sobre a campanha. Prédios da Vivo em São Paulo também são iluminados pelo rosa da campanha. “Queremos sensibilizar nossos clientes e colaboradores sobre a importância do exame preventivo”, diz Joanes Ribas, executiva de sustentabilidade.
O Boticário fez no Facebook e no Twitter a ação #TocaAqui, com posts em formato vertical, nos quais a parte visível incentivava a tocar na imagem – uma alusão ao autoexame – para abrir a mensagem completa com informações e dados sobre a doença. No Instagram foi feito um Storeis com o mesmo conceito de estimular a audiência a tocar na tela.
Já a Natura irá doar R$1 a cada compra realizada na Rede Natura com o cupom OUTUBROROSA durante o mês. O valor arrecadado vai para a iniciativa Amigas do Peito, em Fortaleza (CE), promovida pela Consultora de Beleza Natura Luzanira Vieira, que já passou por um tratamento contra o câncer e hoje é vice-presidente da associação. A Amigas do Peito encaminha mulheres com suspeita de câncer de mama para exames diagnósticos, além de realizar palestras com especialistas.
A varejista Tintas MC, em parceria com a Coral, realizou ao longo do mês atividades para motivar funcionários o e pintores com o tema “A gente pinta com essa cor contra o câncer de mama”. No dia 7, um grupo de 40 mulheres pintoras visitou a fábrica da Coral, participou de um treinamento sobre tintas e de uma palestra médica sobre a importância do autoexame na prevenção do câncer de mama. No dia 13, todos os funcionários das Tintas MC usaram uma camiseta relacionada a campanha, e entre os dias 9 e 18, cafés da manhã em algumas unidades tiveram informações sobre o autoexame.
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