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Em tempos de crise econômica, o que se diz é que o budget de comunicação é um dos primeiros a serem cortados pelas empresas. Mas, para driblar a queda nas vendas, agências brasileiras contam que este ano as ações táticas voltadas para o aspecto promocional foram as mais pedidas pelos anunciantes, tendência que, acredita-se, deve repetir-se em 2016.

“Neste ano, que foi mais difícil no Brasil, o aspecto promocional falou muito forte. A gente teve de trabalhar mais em ativação para levar as pessoas para as lojas. Para a Cacau Show, por exemplo, criamos a ação ‘Carinho quentinho’, que aconteceu em julho. O grande objetivo dessa ação era levar as pessoas para a loja. Fizemos uma parceria com o Climatempo e, quando o termômetro em Campos do Jordão atingisse 15 graus, a pessoa poderia imprimir um voucher pelo site da Cacau Show e retirar um chocolate quente em uma das lojas da rede”, conta Antonio Mafra, sócio-fundador da Cyrk, agência digital que atende clientes como Havaianas, Bradesco, Cacau Show e Mapfre.

Outra agência que confirma a tendência é a Glória Brasil. Segundo Rafael Godoi, head de gestão, clientes e mercado da agência, os anunciantes estão preocupados com awareness, mas desde que as campanhas gerem vendas. “Os clientes estão fazendo muito live marketing. Se antes eles faziam uma iniciativa por mês, estão fazendo cinco agora. Live marketing tem sido uma solução mais voltada à venda. Acho que deve acontecer assim até o fim do ano e continuar em 2016, que vai ser ainda um ano instável, com dificuldades. Tanto na compra de mídia quanto em live marketing, os clientes estão com ações mais táticas, voltadas para vendas”.

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O executivo destaca ainda que a Glória Brasil está na contramão da crise. “Muitos clientes estão precisando de soluções de baixo custo e velocidade. Somos uma agência de médio porte, então, pelo nosso tamanho, clientes têm buscado a Glória muito pelo custo-benefício. Temos uma estrutura muito mais enxuta e vantagens em relação a custo e com uma entrega, modéstia à parte, de alto nível. Estamos mesmo num momento de crescimento. Não é fantasioso, estamos nadando numa corrente diferente”, acrescenta.

Segundo Godoi, a agência cresceu até agora 32% em faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. “A projeção é que a gente pode crescer 40% até o fim do ano. A receita e a rentabilidade também aumentaram, respectivamente, em 22% e 15%”. O executivo conta que a Glória conquistou dez clientes neste ano. São eles: Lego, Idea!Zarvos, Predial Novo Mundo, Beefeater, Authen, MUV, OZ! Organize sua Vida, WZ Hotel Jardins, Ame Jardins e Cristal Pizza Bar & Grill.

Digital
Com a velocidade do digital, Mafra destaca que a Cyrk pensa no dia a dia das marcas. Com o simples monitoramento nas redes sociais, ele afirma que é possível saber, em poucas horas, se uma campanha de TV está ou não dando certo. “Com isso, a gente consegue trazer insumos novos. Esse frescor que a gente consegue aplicar no digital é muito bem-visto. Se não deu certo, a gente muda de caminho. Se deu certo, a gente sempre pensa em como potencializar isso”, afirma.

Outro aspecto destacado por Mafra é que uma ideia seja pensada para vários canais. Para Havaianas, por exemplo, a agência criou vídeos para apresentar as estampas dos produtos nas redes sociais, como se as sandálias ‘saíssem’ dos cenários. “A gente pensa no vídeo multicanal. Tem vídeo nosso para Havaianas que já rodou a Europa e chegou ao Japão”, revela Mafra.