Criada na Espanha há 13 anos, a 3ª edição da Campus Party no Brasil , realizada entre os dias 25 e 31 de janeiro  no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, teve mais de 100 mil visitantes.

Com patrocínio máster da Telefônica, o evento exigiu investimento de R$ 12,5 milhões. Entre os serviços disponibilizados às seis mil pessoas que ficaram acampadas, a estrela foi a internet de 10 Gb, “a maior banda já oferecida em todo o mundo”, na expressão dos organizadores. Para isso, foram necessários 40 km de cabos de rede e 20 km de cabos de fibra ótica.

Além da Telefônica, 64 empresas participaram da festa dos amantes da tecnologia. “Não é à toa que dizemos que a Campus Party é a maior festa física das redes sociais. Este é o terceiro ano do evento e os números se mostram impressionantes. É a energia do público que garante a longevidade de um encontro como esse, que se renova a cada ano pela própria disposição dos participantes em compartilhar conhecimento”, explicou Marcelo Branco, diretor geral da Campus Party Brasil.

Foram realizadas 553 palestras, oficinas e mesas de debates, por exemplo, que exigiram 700 horas de tempo para suas respectivas realizações. Os temas foram agrupados em quatro áreas: criatividade (fotografia, blog, design, vídeo e música), entretenimento digital (games e simulação), inovação (desenvolvimento e software livre) e ciência (robótica e modding). A área com maior número de campuseiros inscritos foi a de blog, com 19,1%, seguida de desenvolvimento (18,2) e jogos (15,1%).

Outros números:

– Refeições  – 30 mil, cerca de 13,5 toneladas de comida;

– Bebidas servidas – 5,4 mil litros;

– Total de pessoas que circularam na arena de campuseiros- cerca de 10 mil, incluindo os 6 mil campuseiros, jornalistas, palestrantes, colaboradores, organização, patrocinadores, convidados e equipes de serviços;

– Batismo Digital –  5 mil;

– Campus TV – O site da CPTV recebeu a visita de 44.863 IPs únicos, totalizando 276.418 visualizações, em 12 canais simultâneos;

– Visitas ao site oficial- 180 mil durante os sete dias do evento;

– Visitas ao blog oficial – 30 mil durantes os sete dias do evento;