Executivos e executivas dos canais latino-americanos Telefe, Caracol, TV Azteca e Señal Colombia estiveram representados no segundo dia do RioContentMarket, com um objetivo em mente: desenvolver coproduções no Brasil.
“Esse é um evento muito interessante para o produtor independente brasileiro, porque fornece um panorama claro sobre o que está acontecendo no mercado e o que os canais como os nossos estão procurando. Porém, apesar de que temos bastante experiência na coprodução com países hispânicos ou com os EUA, não há casos de coprodução com o Brasil”, disse Fidela Navarro, diretora da TV Azteca Internacional.
Alejandro Toro, diretor de Coproduções do canal colombiano Caracol TV, admitiu que a barreira do idioma é real, mas disse que acredita que projetos conjuntos possam ser viabilizados.
“Vocês têm um mercado tão grande que às vezes não percebem a necessidade de sair lá fora. Mas na Colômbia, o orçamento publicitário local é cada vez menor por causa das novas mídias, então temos que depender cada vez menos dos mercados locais”, comentou.
Um bom exemplo das possibilidades de parcerias entre países latino-americanos foi ‘El regreso de Lucas’, coprodução entre o canal argentino Telefe e o peruano América TV.
“Por causa da mudança do mercado, sentimos a necessidade de fazer histórias mais curtas. Mas não podíamos deixar de lado o nosso know-how de telenovelas, que sabemos ser efetivo internacionalmente. Então o resultado foi um romantic thriller de sessenta capítulos: amor combinado com policial”, disse Mercedes Reincke, diretora de Desenvolvimento de Conteúdo da Telefe. A executiva comentou outras experiências de coprodução com parceiros como a HBO, a japonesa Fuji e a israelense Keshet. E alertou os produtores brasileiros: “Estamos sendo obrigados a mudar a nossa narrativa”.
O canal público Señal Colombia, focado em conteúdo infantil, educativo e documentário, também divulgou oportunidades de coprodução durante a palestra.
“Terceirizamos toda a nossa produção como forma de fortalecer o setor independente. Entre 2011 e 2016 foram 119 projetos coproduzidos, totalizando um investimento de 41,1 milhões de dólares”, disse Liliam Bernal, diretora de Aquisições do canal. Em dezembro passado, o broadcaster colombiano abriu o seu sétimo edital de coprodução, que está recebendo projetos até o dia 27 de março.