O novo portal traz elementos mais funcionaisCom objetivo de reforçar o posicionamento de distribuir o conteúdo por multiplataformas, o Canal Rural fez a reformulação de seu site. “Nós decidimos fazer essas alterações dada a relevância da internet para a nossa audiência. Somos o portal de agronegócio mais acessado pelo produtor rural, atrás apenas dos sites de clima”, explicou Donário de Almeida, diretor-presidente do Canal Rural.

O novo portal está com elementos mais funcionais e objetivos, como a navegação por tipo de cultura, e serve como um centralizador de todas as mídias em que a marca está. Essa é a primeira reformulação do site desde que ele foi lançado, há cerca de quatro anos. Além do site e da TV, disponível em tempo real na internet, para assinantes de TV paga e pela antena parabólica, o Canal Rural também está nas redes sociais, mobile, eventos e leilões. “A alteração no site entra nesse contexto da mudança da TV para um canal multiplataforma”, afirmou Almeida.

Entre as principais mudanças do novo portal está o destaque para vídeos. “Nosso conteúdo é muito rico. Decidimos oferecer nosso acervo das reportagens do dia a dia e também do conteúdo de informações atemporais”, contou Almeida. A intenção do Canal Rural é manter tudo o que vai ao ar pela TV à disposição do espectador.

Outra mudança colocada em prática no novo site foi a melhora na busca. “Temos mais de 30 mil publicações no histórico do site e fortalecemos a busca para facilitar o encontro de informações relevantes”, disse o diretor-presidente do canal.

A usabilidade também foi foco da reformulação. A ideia é facilitar o acesso do usuário, independentemente do aparelho que ele usar para entrar no site. “O site é mais user friendly. Tem uma responsividade legal, seja do PC, smartph-one ou tablet”, falou.

No site, não apenas o espectador pode ver o conteúdo on demand, como também tem acesso a informações complementares. “Hoje é obrigação dos telejornais informar no encerramento que é possível encontrar mais sobre a reportagem no site. Cada vez mais a audiência está conectada e usando a segunda tela”, contou o executivo.

O consumo de vídeo on demand é uma tendência dos últimos anos. Almeida observou que a TV paga tem investido bastante neste segmento.

Para 2015, o Canal Rural tem planos de consolidar o posicionamento multiplataforma. “Nossa intenção é ter um projeto de conteúdo em cada uma das cadeias produtivas”, adiantou Almeida. Em abril, deve estrear um novo projeto, “Pecuária de A a Z”, que deve viajar pelo país mostrando como funciona o setor.