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A Fischer criou uma nova campanha nacional, para o Canal Rural, em emissoras de TV aberta. A meta, segundo Donário Lopes de Almeida, presidente do Canal Rural, é ampliar a audiência por meio da aproximação das notícias do campo para os telespectadores urbanos. O investimento mensal em mídia até o final do ano é de R$ 1 milhão. Almeida conta que o objetivo é mostrar ao público que o canal não está atrelado ao meio rural e vem fazendo uma série de investimentos, nos últimos dois anos, em qualificação, ampliando o escopo de atuação.

“Queremos mostrar essa amplitude de cobertura que temos hoje ao público que tradicionalmente não assiste ao Canal Rural por achar que é muito focado. Dada a importância do agronegócio, o que acontece no meio afeta a economia de um modo geral. Queremos instigar um público mais urbano a experimentar”.

A série de comerciais de 15 segundos veiculados em TV aberta desmistificam a ideia de que apenas o produtor rural se interessa pelo agronegócio. Com o mote “É muito mais do que você imagina”, a campanha tem como foco a programação do Canal Rural, que tem apostado cada vez mais em reportagens investigativas, conteúdos voltados para prestação de serviços e entretenimento.

Para Almeida, o Canal Rural se posiciona como um veículo multiplataforma que vai muito além de conteúdos sobre o interior do país. O objetivo, segundo o executivo, é expandir o alcance e conquistar novas audiências. Além de gerar interesse de um público mais diversificado, a ideia é também atrair anunciantes fora do trade de agronegócio. “No setor rural existe um universo de consumidores que compram muito além de adubo, caminhões e tratores. É um público que consome eletrodomésticos, telefone, carros, combustível, etc. Esse público tem poder de compra maior que a média da população. O público rural tem uma renda per capita mais elevada. É um target que pode comprar não somente insumo, mas também bens duráveis e de consumo”, conta Almeida.

Segundo Eduardo Fischer, presidente da agência, o principal papel da campanha é derrubar barreiras que o telespectador possa ter. “Seja por achar que se trata de um canal dirigido apenas para empresários do agronegócio, ou por desconhecer a abrangência e profundidade das informações que o canal traz”, diz.

A campanha também amplia o conceito de comunicação multiplataforma do Canal Rural. Além da televisão, a campanha inclui o digital. O site do Canal Rural acaba de se filiar ao Instituto Verificador de Comunicação (IVC Brasil) para ter sua audiência web auditada pelo órgão. A emissora também está investindo na contratação dos serviços da ferramenta comScore para monitoramento de desempenho. “Isso é importante para ter mais credibilidade e mais transparência para os clientes e prospects”, diz Almeida.

Há mais de cinco anos, o veículo iniciou investimentos na web e mobile para facilitar o acesso via smartphone, que responde por 40% dos acessos. No segmento rural, o portal é líder de audiência no digital, com 1 milhão de usuários únicos por mês, segundo dados do IVC. “Para nós é muito relevante essa participação digital, a gente está investindo no digital e acredita que está aumentando a penetração”, conta.

“Diante de um cenário conturbado na economia, o agronegócio mostra-se forte e em crescimento. A intenção é que o Canal Rural apresente um portfólio de soluções cada vez mais diversificado para o anunciante que deseja novas oportunidades no segmento”, comenta Almeida. Além de uma programação mais abrangente que o meio rural, o veículo trabalha com ações de branded content e publicidade nativa com conteúdos exclusivos patrocinados por marcas como o “Momento Agro do Brasil”, em parceria com o Banco do Brasil; o “Giro do Boi”, feito em parceria com a JBS; e o itinerante “Na Estrada”, desenvolvido junto com a Volkswagen/MAN.