Ação, desenvolvida pela agência Repense, apoia a proposta da Anvisa, que busca ampliar normas de proibição dos cigarros eletrônicos

A ACT Promoção da Saúde e a Vital Strategies lançaram a campanha #CancelaOVape. Desenvolvida pela agência Repense, a iniciativa também foi pensada em apoio à proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) submetida à consulta pública, que recebe contribuições da população até 9 de fevereiro.

Com o intuito de alcançar o público jovem, a campanha adota uma estratégia digital robusta, incluindo colaborações com influenciadores.

Em 2022, um em cada cinco jovens de 18 a 24 anos já havia experimentado cigarro eletrônico, mas essa proporção aumentou para um em cada quatro no último ano, mesmo que os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) sejam proibidos no Brasil desde 2009 pela Anvisa.

"Esses produtos têm sabores agradáveis e design moderno. São feitos para atrair adolescentes e jovens. Assim, a indústria garante a dependência logo cedo, formando um mercado consumidor que durará por muito tempo. Os danos à saúde são imensos e têm aparecido cada vez mais cedo, quando comparados aos usuários de cigarros convencionais", explica Mariana Pinho, coordenadora do Projeto Controle do Tabaco da ACT.

A campanha #CancelaOVape lançou um hotsite que destaca 10 motivos para manter a proibição, juntamente com um link que oferece orientações sobre como participar da consulta pública. Além disso, a campanha envolve a disseminação de conteúdo nas redes sociais, a mobilização de influenciadores e a veiculação de spots entre a primeira e a segunda história de todos os episódios da Rádio Novelo Apresenta.