Cannes Lions e o Instituto Geena Davis de Gênero na Mídia da Universidade de Mount Saint Mary lançam nesta quinta-feira (25) os resultados de um estudo que examina a representação de gênero, raça, pessoas com deficiência, idade e tipo físico em anúncios premiados no festival de 2006 a 2019.
O estudo mostra que o progresso da exibição de mulheres nos anúncios parece ter estagnado e, embora a representação das pessoas de cor tenha diminuído de maneira geral, houve uma melhora acentuada no tempo de tela na última década.
No geral, o estudo constatou que a representação de pessoas não brancas nos anúncios de 2019 caiu para 38,0% frente aos 43,1% de 2018. No exemplo abaixo, a campanha “Dream Crazy”, da Nike.
Discussões no Lions Live, evento virtual do Cannes Lions, sugeriram que ainda há um longo caminho a ser percorrido pela publicidade para melhorar tais números. A mensagem mais comum que se ouve entre os participantes do evento é que as empresas e as marcas precisam abordar essas questões em seus próprios negócios primeiro.
Em um dos bate-papos, o advogado de direitos civis, Benjamin Crump, disse que os CEOs e executivos de empresas “precisam capacitar os negros” para serem os guardiões dos portões das corporações.
Michael Jenkins, jogador e ativista da NFL, acrescentou: “As empresas precisam entender o que está acontecendo. Sentar e ouvir. Como é a sua própria diversidade? As coisas internas farão uma grande diferença, então coloque as pessoas em posições que representem a comunidade negra”.
Ecoando esse pensamento, Phumzile Mlambo-Ngcuka, subsecretária-geral das Nações Unidas e diretora-executiva da ONU Mulheres, disse: “É importante olharmos para a composição das pessoas que temos em nossas organizações e tentarmos obter uma mudança.” A executiva acrescentou que se pudesse escrever uma carta para pessoas brancas, diria: “Não desperdice seu privilégio na sociedade, use-o para o bem coletivo”.
Em outras partes do estudo, personagens LGBTQI+ são praticamente inexistentes nas campanhas analisadas. Apenas 1,8% daqueles com uma orientação sexual discernível nos anúncios são LGBTQI+, como os protagonistas do “Proud Whopper”, do Burger King.
Apenas 7,2% dos caracteres mostrados tinha tipos de corpos grandes. Um em cada cinco deles são exibidos com relação a alguma piada, como no filme “Manboobs”, mostrado no exemplo abaixo.
O estudo também mostrou que, em 2019, os personagens masculinos superaram os femininos em dois a um. Além disso, os personagens masculinos também tiveram o dobro do tempo na tela.
Madeline di Nonno, CEO do Instituto Geena Davis, diz que representação na mídia vai além do gênero e da raça. “Devemos nos esforçar para ser inclusivos em termos de pessoas de cor, com deficiências, idosos, pessoas com grandes tipos de corpo e indivíduos LGBTQ+. A mídia é um dos únicos setores de negócios em que a representação equitativa pode ser alcançada da noite para o dia! As marcas estão criando anúncios o ano todo. O próximo resumo criativo pode ser inclusivo! O progresso estagnado para alcançar a equidade e inclusão cultural indica que muito mais trabalho precisa ser feito para alcançar a paridade de gênero na publicidade.”
O estudo completo pode ser baixado aqui.