O Cannes Lions e a Fundação Bill & Melinda Gates definiram os dez bolsistas do primeiro Cannes Chimera Gates Foundation. Caberá aos vencedores desenvolver abordagens inovadoras para implementar soluções que ajudem a resolver um problema global. Os bolsistas fazem parte do projeto da fundação denominado Grand Challenges Exploration (Grandes Desafios de Exploração).
O Cannes Chimera, que tem sua comissão composta pelos vencedores de Grand Prix da edição de 2011 do Cannes Lions, atuará em parceria com cada bolsista e dará aconselhamento à medida em que desenvolvem suas ideias e se preparam para ter a chance de obter um fundo adicional de US$ 1 milhão da Fundação Gates Foundation para executar seus projetos.
“Esta é uma iniciativa incrível para que qualquer pessoa possa ter condições de implementar ideias de comunicação criativas em benefício dos menos afortunados. É também uma oportunidade única de trabalhar com o Cannes Chimera – os melhores criativos de comunicação demarca do mundo – e contar com os recursos financeiros para implementar a ideia”, declarou Philip Thomas, ceo do Cannes Lions.
O programa de incentivo, intitulado “Aid is working. Tell the world” (“A ajuda funciona, diga ao mundo”), exige ideias criativas para ajudar o público a se engajar em questões de ajuda global e compreender que investimentos em desenvolvimento já têm sucesso e salvam vidas. Os dez novos bolsistas, da Austrália, Itália, Holanda e Estados Unidos, foram selecionados de mais de 900 inscrições vindas de 85 países. Cada um receberá US$ 100 mil para desenvolver sua ideia. Os especialistas do Cannes Chimera e da Fundação Bill & Melinda Gates selecionaram os projetos com base exclusiva no mérito, pois informações dos bolsistas são mantidas em segredo.
As inscrições para a segunda fase do “Aid is working. Tell the world” serão aceitas até 7 de novembro.