Thomas: mais países, mais mercados e mais anunciantes em 2013

 

O Cannes Lions 2013 deve repetir os números evolutivos dos últimos dois ou três anos. Essa é a análise de Philip Thomas, CEO do festival internacional de criatividade, que está no Brasil nesta semana para ter um primeiro contato pessoal com os jurados do país e fazer suas tradicionais reuniões anuais pré-evento com representantes de agências, anunciantes, produtoras, entidades e outros potenciais participantes de seu evento.

“Ano passado tivemos 34.301 inscrições e devemos aumentar novamente este ano, chegando a 35 ou 36 mil. Em delegados, tivemos cerca de 11 mil em 2012 e devemos chegar em 12 mil em 2013. Estamos recebendo mais pessoas de novos países, especialmente do continente africano, e também de novas indústrias e mercados, como os de tecnologia e digital – este ano teremos palestras e workshops de profissionais do Twitter, do Yahoo!, do Tumblr, do Instagram, entre outros”, analisou Thomas.

O executivo ressaltou ainda a crescente participação dos anunciantes no festival. “Os clientes também tem uma presença cada vez mais relevante. Ano passado foram três mil, cerca de 25% do total. Essa, aliás, é uma das principais mudanças acontecidas nos últimos anos: os anunciantes querem conhecer o festival, eles estão mais preocupados em serem criativos, em como chegar em resultados dessa forma, e é por isso que vão a Cannes”, ressaltou.

Sobre a presença brasileira, o CEO do Cannes Lions também crê em um acréscimo, mesmo sem detalhar perspectivas. O destaque fica por conta da participação da Africa entre as concorrentes. “Acredito em um novo recorde de inscrições do Brasil, que no ano passado competiu com 3.419 trabalhos inscritos no festival. Algumas novas agências estão começando a participar – entre elas a Africa, que é muita representativa –, o que provavelmente ajudará o país a superar a marca de 2012”, finalizou.

Confira entrevista completa com Philip Thomas na próxima edição do jornal propmark, com circulação na próxima segunda-feira, 1º de abril.